Por mais simples que pareçam as cenas de Johannes Vermeer, há sempre um ensinamento moral a ser apreendido, seja por meio do exemplo positivo, seja por meio negativo. Segundo os princípios protestantes, a mulher devia levar uma vida dedicada ao trabalho no lar e à família. Neste caso, a protagonista está bordando, totalmente alheia ao mundo exterior. As atividades têxteis eram tarefas exclusivamente femininas, tal como pregavam os Provérbios de Salomão (31,13), leitura obrigatória naquela época em que se elogiavam as virtudes da mulher que soubesse tecer e costurar.
Nesta tela, a rendeira se mostra totalmente concentrada em seu trabalho, e não olha o espectador, ao contrário do que acontece em outras obras do pintor. A mesa coberta com um tapete escuro, sobre o qual descansa um travesseiro, faz as vezes de barreira e protege a moça dos olhares mal-intencionados: seu mundo interior é o que realmente importa para ela. Para realizar esta magnífica tela, Vermeer usou uma câmera escura fora de foco. Isso permitiu ao pintor diluir os contornos e fundir as cores. Mais tarde, os impressionistas admirariam esta obra pela magistral aplicação da cor.
A RENDEIRA
Johannes Vermeer. 1665-1668
Óleo sobre Tela (24 cm x 21 cm)
Museu do Louvre
Paris, França
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Sobre o autor:
Johannes Vermeer foi um pintor barroco holandês, que também é conhecido simplesmente como Jan Vermeer . Nasceu em Delft, Holanda no dia 31 de outubro de 1632 e faleceu na mesma cidade no dia 15 de dezembro de 1675.