Dia Internacional do Rock

O Rock é um ritmo musical que se originou nos Estados Unidos na década de 1950 e moldou todas as gerações desde então. O dia 13 de julho marca a celebração do Dia Internacional do Rock ‘N’ Roll. É uma data para celebrar a melhor música que acabou virando um estilo de vida. A comemoração é uma referência a um desejo expresso pelo músico Phil Collins, um dos participantes do evento.

Live Aid  – Alimente o Mundo

O objetivo do evento,  era arrecadar dinheiro para ajudar a aliviar a fome contínua na Etiópia e foi organizado pelo músico irlandês Bob Geldof e do escocês Midge Ure. 

Contou com apresentações de gigantes do rock como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. O evento planejou arrecadar dez milhões de dólares e triplicou esse valor, mostrando o verdadeiro poder da música que tinha como principal objetivo, acabar com a fome na Etiópia.

O Live Aid foi um show simultâneo que aconteceu em Londres e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Os espetáculos foram transmitidos ao vivo pela BBC para vários países e abriram os olhos do mundo para a miséria na África. Na época, foi a transmissão de TV mais assistida de todos os tempos, com cerca de 1,9 bilhão de pessoas sintonizando de todo o mundo.

Live Aid imagem do concerto de Londres em 1985

Em 2005, vinte anos após o primeiro evento, Bob Geldof organizou o Live 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Desta vez, o objetivo era pressionar os líderes do G8 a perdoar a dívida dos países mais pobres e erradicar a pobreza no mundo.

Apesar de ser chamado de “Dia Internacional do Rock”, a data só é lembrada no Brasil. Ela começou a ser comemorada em meados da década de 1990, quando duas rádios paulistanas especializadas em rock – 89 FM e 97 FM – passaram a mencionar a data em sua programação.  A conclusão foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, tornou-se popular em todo o país. No entanto, esta data é completamente ignorada no resto do mundo.

Para finalizar…

O vídeo a seguir, é um trecho da apresentação do Queen no Live Aid de 1985 que reuniu cerca de   72.000 pessoas no Estádio de Wembley em Londres.

 

por Roseli Paulino – @arteeartistas

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

Posts que você pode gostar