A Grande Onda de Kanagawa – Hokusai

A Grande Onda de Kanagawa, é uma obra prima que pertence a uma série de xilogravuras tendo o mesmo tema com vistas para o Monte Fuji .

Grande Onda de Kanagawa
A Grande Onda de Kanagawa. Katsushika Hokusai. 1830-1833 (25 x 37 cm)

Em A Grande Onda de Kanagawa, observamos uma enorme onda que ameaça os barcos de pescadores com o Monte Fuji  em último plano. Chama a atenção por ser uma imagem muito conhecida e é uma referência daquele país, está visível ao fundo dessa gravura.

Essa obra é uma xilogravura, a mais famosa do mundo oriental já difundida e a mais conhecida do pintor e gravurista  japonês Katsushika  Hokusai. Considerado um mestre, ele utilizava o estilo do ukiyo-e que tinha por objetivo, refletir a vida e os interesses das camadas mais baixas da sociedade.

Gigantesca, A Grande Onda, pode não retratar um tsunami, mas concluímos que a força das águas representadas , criam um efeito que sugere haver um vento forte causado pelas marés que ameaça os frágeis barcos.

A Grande Onda, é a mais famosa do seu gênero bem como uma das imagens mais conhecidas no mundo. Muitos museus conservam exemplares da obra. Existem catalogadas cerca de 35 cópias dessa xilogravura, onde podemos encontrar nos mais famosos museus, como por exemplo o Metropolitan Museum de Nova Iorque, geralmente provenientes de coleções particulares.

Ondas do Oceano é outra gravura em que o artista utiliza o mesmo estilo, não tão famosa como A Grande Onda, mas igualmente imponente e bela quanto sua obra prima.

Ondas do Oceano. Katsushika Hokusai (1760-1849 – gravura estilo ukiyo-e

Xilogravura é uma técnica de gravura que se utiliza madeira como matriz. Para isso, deve ser feito com um instrumento cortante que servirá para entalhar na madeira a figura que será impressa.  Na sequência, é usado um rolo de borracha com tinta, que  ao passar pela madeira, a imagem é transferida para o papel ou outro suporte desejado. Finalmente, somente as partes elevadas do entalhe revelará a impressão que permanecerá na gravura.

Grande Onda de Kanagawa - Autorretrato
Autorretrato. Katsuchika Hokusai. 1839

Katsushika Hokusai nasceu em Katsushika, no ano de 1760,  a leste da cidade de Tóquio, no Japão. Com uma incrível habilidade para o desenho,  começou a pintar com 6 anos e aos 16 tornou-se aprendiz de gravador. Desenvolveu  essa atividade durante três anos, ao mesmo tempo realizou suas primeiras ilustrações, assim ele foi aprimorando cada vez mais conhecimento. Com 18 anos  foi aceito como aprendiz do mestre Katsukawa Shunshō, um dos mais importantes artistas de ukiyo-e do seu tempo. Esse o batizou com o nome ‘Shunrō’, e foi assim que a partir de 1779, Hokusai passou a utilizar como assinatura em seus primeiros trabalhos.

Faleceu aos 89 anos, na cidade de Tóquio, no dia 18 de abril de 1849.

 

 

 

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”