Les Demoiselles d’Avignon – Pablo Picasso
Considerado um quadro pré-cubista, Les Demoiselles d’Avignon (As Senhoritas de Avignon), é com certeza, uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso. Ele marca o início do cubismo, porém evidenciando também o impacto da arte africana sobre a obra do artista. A pintura foi amplamente considerada imoral quando foi finalmente exibida em público em 1916. Georges Braque é um dos poucos artistas que a estudou atentamente, levando diretamente às suas colaborações nessa parceria .
Na época em que Picasso a pintou, ele tinha completa noção de que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Dizem que o artista estava inseguro em apresentar essa obra, revelou isso a seu marchand depois de meses de revisão a pintura monumental que estava escondida em seu estúdio em Paris.
Les Demoiselles d’Avignon marca uma ruptura radical da composição tradicional e perspectiva na pintura. Representa cinco mulheres nuas com figuras compostas por planos e faces desfiguradas, inspirados pela escultura ibérica e máscaras africanas. O espaço comprimido que as figuras se apresentam, parecem se projetar para a frente em fragmentos irregulares. As frutas em primeiro plano, representam uma natureza morta que encontra-se na parte inferior da composição, oscila sobre uma mesa impossivelmente virada para cima.
O Avignon do título da obra, refere-se a uma rua de Barcelona famosa por seu bordel. Nos estudos preparatórios de Picasso para o trabalho, a figura à esquerda era um homem, mas o artista eliminou esse detalhe na pintura final.
Esta pintura foi chocante até mesmo para os amigos artistas mais próximos do artista, tanto por seu conteúdo quanto por sua execução. O tema das mulheres nuas não era em si incomum, mas o fato de Picasso pintar as mulheres como prostitutas em posturas sexuais agressivas era novo. Seus estudos sobre a arte ibérica e tribal, são mais evidentes nos rostos de três das mulheres que são representados como máscaras, sugerindo que sua sexualidade não é apenas agressiva, mas também primitiva.
Picasso também foi mais longe com seus experimentos espaciais, abandonando a ilusão renascentista de tridimensionalidade, em vez de apresentar um plano de imagem radicalmente achatado que é dividido em fragmentos geométricos. A perna da mulher da esquerda é pintada como se vista de vários pontos de vista simultaneamente; é difícil distinguir a perna do espaço negativo ao seu redor, fazendo parecer que as duas estão em primeiro plano. Percebemos muitos aspectos das pinceladas desses detalhes, a influência de Paul Cézanne.
Esta pintura representa, além de ser considerada uma obra-prima da história da arte universal, quebra com a violação de todas as tradições e convenções visuais jamais vistas até então.
TÍTULO: Les Demoiselles d’Avignon “As Senhoritas de Avignon”
ANO: 1907
TÉCNICA: Óleo sobre tela (243.9 × 233.7)
LOCALIZAÇÃO: MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – USA
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