Dia Mundial da Fotografia

19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia , um dia para homenagear a história da fotografia, celebrar o presente e deixar um rastro positivo para o futuro. Ele está intimamente ligado à história do desenvolvimento da arte fotográfica e à evolução do equipamento fotográfico.

Daguerreótipo

Embora a fotografia seja uma inovação bastante moderna, o desejo humano de capturar momentos e memórias e compartilhá-los com outras pessoas é tão antigo quanto a própria história da humanidade. Uma das tentativas mais antigas de registrar eventos foi por meio da descoberta da câmera obscura. É um dispositivo com um orifício pelo qual a luz passa e cria uma imagem invertida da cena externa. Conhecido por ter sido usado como uma forma de recriar eventos – os artistas esboçavam ou traçavam a imagem para registrá-la – por séculos, os primeiros registros da câmera obscura datam de 400 aC, na China pelo filósofo Mozi.

O primeiro avanço significativo nesta área foi a invenção do Daguerreótipo.

A fotografia, como a conhecemos hoje, não surgiu no início de 1900, quando as pessoas encontraram uma maneira de capturar permanentemente uma cena em uma superfície usando produtos químicos que reagiam à luz. A fotografia mais antiga que sobreviveu data de 1826 ou 1827. Foi tirada pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niépce.  Em seguida, ele explorou e aprimorou a invenção junto com Louis Daguerre. Logo, a criação de daguerreótipos se tornou muito popular em todo o mundo.

Primeira foto colorida por James Clerk Maxwell

Em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou o processo e alguns meses depois do mesmo ano, o governo francês anunciou a invenção como um presente gratuito para o mundo.

A primeira fotografia colorida foi criada em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell. Ela surge como a primeira fotografia colorida permanente.

Thomas Sutton criou e combinou três imagens monocromáticas usando diferentes filtros de cores verde, azul e vermelho. Ele fundou uma empresa fotográfica em Jersey em 1855, era editor de Photographic Notes, jornal que fundou junto com seu sócio.

Câmera Sutton

Em 1861, Sutton obteve a patente para a construção de uma Camêra Reflex de lente única. Ela deve ter sido a primeira câmera desse tipo no mundo. A câmera foi fabricada por Thomas Ross e J. Dallmeyer.

Outro desenvolvimento da Câmera Sutton foi uma câmera panorâmica com lentes cheias de água. Provavelmente ele foi o fotógrafo dos primeiros experimentos de fotografia colorida de James Clark Maxwell.

O primeiro dia mundial oficial da fotografia foi comemorado em 19 de agosto de 2010. 270 fotógrafos de todo o mundo participaram de uma exposição de fotos online, mostrando seus trabalhos para pessoas de mais de 100 países.

As câmeras e a fotografia passaram por muitas inovações tecnológicas no século XX. Hoje, a disponibilidade de câmeras digitais acessíveis e de alta qualidade tornou a fotografia um hobby generalizado.

Evolução da Câmera Fotográfica – Resumo

Após a pintura, a fotografia é o testemunho de uma determinada época, um recurso tão importante quanto a memória ou o momento capturado.

Destacamos aqui, algumas imagens que marcaram o curso da história:

Os Beatles atravessando a Abbey Road, por Iain Macmillan
O beijo na Times Square que se tornou o símbolo do fim da II Guerra Mundial, por Alfred Eisenstaedt
3- A jovem garota afegã, por Steve McCurry
Tank Man, por Jeff Widener
O Coração formado entre uma floresta e o mangue, na Nova Caledônia – por Yann Arthus-Bertrand
A menina do Napalm na Guerra do Vietnã (1955-1975), por de Nick Ut
7- Albert Einstein mostrando a língua, por Arthur Sasse
Françoise Gilot e Pablo Picasso em 1948, por Robert Capa

GALERIA

O clique suave da câmera, um flash de luz, é um momento no tempo capturado para sempre. Talvez digitalmente, talvez no filme, onde ´podemos registrar um grupo de pessoas, um pôr do sol, ou mesmo um peixe pulando da água… Enfim, a fotografia é uma forma de sentir a emoção e o contexto daquele exato momento.

Viva a FOTOGRAFIA!

Porto Seguro. Bahia (Brasil). 2018.  Roberto Gimenes
Vale Anhangabaú. São Paulo (Brasil). Carlos Simão. 2020
Onça Pintada. Pantanal de Mato Grosso. Luiz Lacaz. 2020

por Roseli Paulino – @arteeartistas

(atualizado em 18 de agosto de 2021)

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”