Biografia de Diego Rivera

Diego Rivera foi um  importante artista mexicano, que mudou a forma da arte de sua nação criando murais que o tornou conhecido mundialmente, não só por isso mas também por suas fortes convicções políticas e por seu envolvimento pessoal com Frida Kahlo.

BIOGRAFIA

Diego Rivera nasceu no dia 08 de dezembro de 1886 na cidade mexicana de Guanajuato. Em 1892, a família deixou a cidade em parte devido à impopularidade de seu pai que era muito liberal.

Retrato de Duas Mulheres. 1914

Aos dez anos,  já demonstrava grandes dotes artísticos. Em 1907, ele recebeu uma bolsa de estudos para estudar no exterior. Morou na Espanha e viajou por toda a Europa, onde foi influenciado pelo trabalho dos pintores fauvistas, Cézanne e especialmente pelo primitivismo de Rousseau.

Em 1910,  teve sua primeira exposição de sucesso na Cidade do México. No ano seguinte,  retornou à Europa e se estabeleceu em Paris. Seus principais contratos artísticos nessa época eram com os russos.

Em Paris, Rivera foi influenciado pelo trabalho dos cubistas, como podemos observar na pintura ” Retrato de Duas Mulheres”, mas em 1917  rompeu com esse estilo artístico.

Em 1919, viajou para a Itália, onde descobriu os afrescos de grandes artistas. Dois anos depois, ele retornou ao México, onde usou o afresco ao pintar murais. Embora tenha adotado essa técnica clássica, Rivera abandonou o estilo europeu para um visual novo e popular, influenciado pelos astecas, cubistas e por Henri Rousseau. Durante este período, ele se juntou ao Partido Comunista e sua afiliação política inspirou os estudantes de direita a uma revolta com  a Escola Nacional Preparatória onde Rivera estava trabalhando.

Neste período, Rivera foi atraído pela atenção da estudante e artista Frida Kahlo, que mais tarde se tornaria sua esposa.

Em 1923, Rivera passou a trabalhar em uma série de murais para o Ministério da Educação. Seu trabalho foi muito criticado devido ao seu conteúdo político, mas atraiu atenção em países do exterior.

Frida Kahlo e Diego Rivera

Em 1927,  foi convidado pela Rússia a participar do décimo aniversário da Revolução. Ele concordou em pintar um mural para o Clube do Exército Vermelho em Moscou, mas encontrou dificuldades e diferenças de opinião enquanto trabalhava. Um ano depois, foi mandado para casa pelo Secretariado Latino-Americano do Comintern e, em 1929, foi demitido do Partido Comunista.

De volta ao México, Diego se casou com Frida e criou algumas de suas obras mais importantes ao pintar inúmeros afrescos no Palácio de Cortez.

Em 1931, Rivera e Kahlo viajaram para Nova York, onde se tornaram celebridades depois que a retrospectiva de Rivera no MOMA quebrou todos os recordes de público. O maior escândalo de sua carreira, ocorreu nesta viagem quando retratou  Lenin em um mural para o Centro Rockefeller. Rivera não foi autorizado a concluir o trabalho, que acabou sendo destruído. Depois do tumulto em torno desse mural, ficou difícil para ele encontrar comissões.

Após sua expulsão do Partido Comunista,  tomou o partido dos trotskistas e o casal  Rivera e Kahlo receberam Leon Trótsky e sua esposa no México em 1937.

O relacionamento apaixonado e tumultuado de Rivera e Kahlo acabou em divórcio em 1940, quando Frida descobriu que Diego mantinha um caso amoroso com sua irmã Cristina Kahlo. Mas o casal se reconciliou e casaram-se novamente.

No final da década de 1940, Rivera começou sua campanha para ser readmitido no Partido Comunista. Ele alcançou seu objetivo em 1954, porém a essa altura com a morte de Frida Kahlo e sua falta de saúde o impediram de desfrutar de seu sucesso.

O artista foi casado quatro vezes. A pintora russa Angelina Beloff foi sua primeira esposa, com ela ele teve um filho. Com a morte de Angelina, ele casou-se com Guadalupe Marín, com quem teve duas filhas. Viúvo novamente, Frida Kahlo foi sua terceira esposa.  Sua ultima esposa foi Emma Hurtado.

Temos aqui uma foto de Diego Rivera em seu estúdio em 1949, pintando sua filha Ruth Rivera, fruto de seu segundo casamento com Guadalupe Marín.

Diego Rivera
Retrato de Ruth. Diego Rivera. 1949

Diego Rivera faleceu em 1957, de cancer. Antes de morrer, pediu que suas cinzas fossem misturadas com as de Frida que falecera três anos antes e serem mantidas na Casa Azul, residência do casal. Seus desejos não foram respeitados por sua esposa na época, Emma Hurtado.

Obra Comentada

Autorretrato. Diego Rivera. 1907

Nudez com Lírios de Calla 

Nudez com Lírios de Calla . 1944 – óleo em compensado de 61,8 x 48,8 in / 157 x 124 cm

Essa  pintura foi feita logo após os seus dois grandes murais para o Instituto Nacional de Cardiologia e antes do enorme mural Grande Cidade de Tenochtitlán.

Rivera, não surpreendentemente, é melhor com assuntos mais humildes e freqüentemente celebrava a relação entre camponeses e a natureza. Nessa pintura, ele apresenta uma flor sensual e escultural – e exemplo típico da flora exuberante do México – foi celebrado por Rivera muitas vezes, particularmente em afrescos retratados por camponeses com traços indígenas carregando pacotes ou oferendas deles. Esse em particular, ele faz uma referência à Frida Kahlo, seu amor maior.

Indústria de Detroit (Mural Norte)

Encomendado por Edsel Ford e Wilhelm Valentiner​,  Rivera pintou 27 painéis com cenas altamente alegóricas referentes à história de Detroit e ao desenvolvimento de sua indústria. O tema dominante é a indústria automobilística e seu lugar na vida da cidade. Muitos painéis retratam a vida e o trabalho dos trabalhadores da Ford Motor Company. Os murais estão cheios de simbolismo e abordam questões como como alcançar o equilíbrio entre o uso e o abuso da natureza e das pessoas. E o simbolismo dos murais começa com seu layout.

O principal painel, localizado na parede norte,  se relaciona com a escuridão ou o lado interno da realidade. Nesse caso, a realidade é o trabalho humano representado pelos trabalhadores da indústria automobilística que constroem um carro. Acima das muitas figuras engajadas na variedade de tarefas estão o laranja e o vermelho da fornalha gigante que está explodindo. As correias transportadoras e as pistas de montagem são atendidas pelos homens musculosos em torno das duas fresadoras, que, por sua vez, direcionam o olhar do observador para o fundo da composição e para o forno de vitrificação; aqui o aço está derretendo para os moldes das peças – os futuros automóveis. A arte aqui é mais direta e representativa.

Indústria de Detroit (Mural Norte). Diego Rivera. 1932-33 – Pintura Mural . Localização: Instituto de Arte de Detroit (USA)

O Portador de Flor

O Portador de Flor. Diego Rivera. 1935

Em 1935, Diego Rivera criou magistralmente “O Portador de Flor” . Como muitas das pinturas, ela transmite simplicidade, mas exala muito simbolismo e um significado profundo. Alguns acreditam que o enorme cesto preso às costas do homem, representa os obstáculos de um trabalhador inexperiente em um mundo capitalista moderno.

Copos de Leite

Os copos-de-leite tão presentes na obra de Diego Rivera, eram na verdade pinturas indígenas, pois os nativos eram emoldurados pelos enormes leques de copos-de-leite que ele fazia com um maravilhoso jogo de cores e harmonia.

O Vendedor de Flores. Diego Rivera. 1942
Vendedora de Flores. Diego Rivera. 1949

Sonho de uma tarde de domingo na Alameda Central

“Trago nessa composição , lembranças da minha vida, minha infância e minha juventude ..  Os personagens da caminhada sonham,  alguns dormem nos bancos e outros, andam e conversam”. 

  • Diego Rivera
Sonho de uma tarde de domingo na Alameda Central . 1948 – Pintura histórica – Afresco – Localização: Museu Mural Diego Rivera, Cidade do México

Entre julho e setembro de 1947, Diego Rivera pintou esse gigantesco mural, com a ajuda de outros artistas  na preparação da parede para a realização desse afresco ocupando uma área de 4,17m x 15,67m e pesa 35 toneladas. Três seções o compõem:

Na primeira, o artista representou a conquista e a era colonial. Para continuar, a independência é abordada; intervenções estrangeiras, onde é observado Antonio López de Santa Anna, entregando as chaves dos territórios ao general americano Winfield Scott. Em seguida, ele apresenta a Reforma e o Segundo Império.

Cena central do mural

Na seção central, agarrado pela mão da morte, aparece o artista Diego Rivera , vestido como uma criança cujos bolsos deixam um sapo e uma cobra. Atrás, sua esposa, Frida Kahlo , tocando seu ombro em uma atitude protetora e segurando o Ying-Yang. Outro personagem relevante que está no centro dessa composição é José Martí , poeta e pai da independência de Cuba. Ao representar a morte, o artista apresenta a fusão entre um mundo e outro que tem a ver com a tradição que as culturas pré-hispânicas celebram neste período: O Dia dos Mortos . Esse costume que sobrevive em muitas culturas andinas é   manter viva a memória de seus mortos e honrá-los através de um ritual no qual todos participam comendo e bebendo perto dos túmulos de seus entes queridos. Talvez a representação desse personagem tão peculiar – e ao mesmo tempo tão popular – simbolize a memória histórica da luta e rebelião de seus ancestrais contra os invasores. Além disso, essa representação é a homenagem que o artista faz ao seu mestre plástico José Guadalupe Posada– representado pelo lado da morte – criador do famoso catrin e catrinas .

Na terceira seção, Rivera ilustra os movimentos camponeses e a maneira como a Revolução Mexicana se desenvolveu; retrata agricultores agredidos e o sonho de justiça. O México moderno é representado por uma figura presidencial que está sendo corrompida pela religião, mulheres e negócios. Nessa seção, ele aparece novamente como uma criança comendo bolo.

O cenário em que todos esses personagens sonham é a Alameda Central, uma caminhada icônica na Cidade do México que o artista usa para refletir a história de seu país. 

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

Novidades pelo email

Assine nossa newsletter e receba todas novidades por email