Les Demoiselles d’Avignon (As Senhoritas de Avignon), é com certeza, uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso, considerado um quadro pré-cubista, ou o marco do início do cubismo, porém evidenciando também o impacto da arte africana sobre a obra do artista.
Na época em que Picasso a pintou, ele tinha completa noção de que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Dizem que o artista estava inseguro em apresentar essa obra, revelou isso a seu marchand depois de meses de revisão a pintura monumental que estava escondida em seu estúdio em Paris.
Les Demoiselles d’Avignon marca uma ruptura radical da composição tradicional e perspectiva na pintura. Representa cinco mulheres nuas com figuras compostas por planos e faces desfiguradas, inspirados pela escultura ibérica e máscaras africanas. O espaço comprimido que as figuras se apresentam, parecem se projetar para a frente em fragmentos irregulares. As frutas em primeiro plano, representam uma natureza morta que encontra-se na parte inferior da composição, oscila sobre uma mesa impossivelmente virada para cima.
O Avignon do título da obra, refere-se a uma rua de Barcelona famosa por seu bordel. Nos estudos preparatórios de Picasso para o trabalho, a figura à esquerda era um homem, mas o artista eliminou esse detalhe na pintura final.
Esta pintura representa, além de ser considerada uma obra-prima da história da arte universal, quebra com a violação de todas as tradições e convenções visuais jamais vistas até então.
TÍTULO: Les Demoiselles d’Avignon “As Senhoritas de Avignon”
ANO: 1907
TÉCNICA: Óleo sobre tela (243.9 × 233.7)
LOCALIZAÇÃO: MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – USA
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