Narciso, de Caravaggio
“Narciso” é uma obra icônica do pintor italiano Caravaggio, concluída por volta de 1597-1599. Nesta pintura a óleo sobre tela, Caravaggio retrata o mito grego de Narciso, o belo jovem que se apaixonou pela própria imagem refletida na água e acabou se transformando na flor de narciso. A pintura é marcada pelo realismo e pela representação dramática do tema, com Narciso inclinado sobre a água, fascinado por sua própria imagem. Caravaggio utiliza luz e sombra de forma magistral para enfatizar a figura de Narciso e criar um clima de introspecção e melancolia. “Narciso” é considerada uma das obras mais emblemáticas de Caravaggio, destacando-se por sua composição inovadora e impacto visual.
Narciso é uma pintura de Michelangelo Merisi da Caravaggio que retrata um jovem olhando profundamente para a água de um lago, enquanto ele se apóia nele. Ela retrata a história mitológica greco-romana clássica de um jovem bonito e vaidoso que se apaixona por seu próprio reflexo. Há muitas pinturas de Narciso, mas a de Caravaggio é de longe a mais famosa.
Com sua observação realista do estado humano e atmosfera melancólica introspectiva, esta é uma importante obra do mestre barroco da fase intermediária de sua carreira.
Sobre o mito: Nêmesis, o deus da retribuição, ouviu um desejo de vingança de seu amante rejeitado, e levou Narciso até um lago onde ele viu seu próprio reflexo. Narciso caiu irrevogavelmente apaixonado por sua imagem refletida na água, depois perdeu a vontade de viver, não comeu nem bebeu e acabou morrendo. Diz a lenda que uma bela flor de narciso amarelo floresceu então onde ele morreu e foi nomeado em sua homenagem.
Narciso demonstra a infeliz queda de alguém que ama a si mesmo ou às suas possessões em demasia. Essa história mitológica é a origem da palavra “narcisismo”, em que alguém está fixado consigo mesmo e com seus atributos e tem um senso inflado de superioridade.
Na pintura, Narciso é representado sentado na beira de um lago, inclinado e fixado em seu reflexo que vê na água. Contra um fundo escuro, o contraste gritante da camisa branca e dos braços de Narciso cria a impressão de um círculo com o reflexo de seus antebraços inclinados, talvez representando o infinito escuro do amor obsessivo por si mesmo.
Famoso pelo uso de luz e sombra (uma técnica conhecida como chiaroscuro), o sombreamento inteligente de Caravaggio proporciona profundidade que reflete na água do lago, fazendo com que o espectador sinta que pode alcançar e tocar a água.
Caravaggio fez do chiaroscuro um elemento estilístico dominante de seu vasto corpo de trabalho, uma das características do barroco, forte contraste de sombra e luz. Tal era o seu legado que jovens artistas italianos da geração seguinte, inspirados por suas técnicas, ficaram conhecidos como Caravaggisti – são os artistas seguidores de Caravaggio.
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