O Homem Amarelo – Anita Malfatti
Venha conosco analisar a intrigante obra “O Homem Amarelo” de Anita Malfatti. Pintada em 1915, essa obra é um marco do expressionismo no Brasil, apresentando um homem com a pele em um tom amarelo intenso, em meio a um cenário enigmático e sombrio. As pinceladas ousadas e as cores vibrantes utilizadas por Malfatti criam uma atmosfera carregada de emoção e tensão. Essa obra foi uma das mais controversas da exposição de 1917, conhecida como a Semana de Arte Moderna, por desafiar as normas estéticas da época. Ao analisarmos “O Homem Amarelo”, podemos mergulhar na mente criativa de Anita Malfatti e explorar as nuances do expressionismo brasileiro.
O Homem Amarelo é uma pintura da artista brasileira Anita Malfatti, sendo uma de suas mais famosas. A obra foi parte integrante da Exposição de 1917 e da Semana de Arte Moderna de 1922.
Essa obra é a segunda versão, a primeira versão, foi feita nos Estados Unidos durante o período em que Anita esteve estudando. Foi feita em carvão e pastel, com o mesmo título e quase com as mesmas medidas.
O Homem Amarelo foi também o cerne da controvérsia da Exposição de 1917. Ao ser apresentada na Semana de Arte Moderna de 1922, onde a tela também foi motivo de polêmica.
Ao voltar dos Estados Unidos em 1916, Anita, incentivada por Di Cavalcanti e Menotti Del Picchia, fez uma exposição no ano seguinte, com obras que havia produzido naquele país. Dentre as críticas negativas recebidas, a de Monteiro Lobato foi a mais pertinaz. Foi nessa exposição que ela ficou conhecendo Mário de Andrade, que viria a ser seu grande amigo e confidente.
A pintura é um retrato que segundo Anita, de um homem pobre, excluído e desconhecido, um imigrante italiano que lhe pediu para que ela o pintasse, com uma “expressão desesperada”. Ele apresenta uma aguda melancolia em seu olhar vago e distante. Mesmo estando elegantemente trajado de terno e gravata, seu paletó está com uma aparência desgastada e mal ajeitado no corpo contorcido, transpondo os limites da tela, característica comum aos trabalhos da pintora. Seus olhos escuros são delimitados por contornos pretos, com espessas sobrancelhas em forma de acento circunflexo.
O personagem foi representado por Anita meio desajeitado na tela, como se estivesse mal acomodado em um assento que parece ser uma cadeira. No seu espaço limitado, ele tem as duas mãos eliminadas pelo enquadramento. Seu corpo está inclinado para a sua direita, enquanto a cabeça reclina-se levemente para a esquerda. Seus braços mostram-se arqueados. A postura de seu corpo deixa à vista sua tensão. Ele se mostra oprimido.
A ansiedade do homem pode ser sentida através de sua expressão tensa e de seus olhos que observam acima do ombro direito. Seu rosto, voltado para a direita, deixa à vista apenas uma pequenina parte da orelha do mesmo lado.
As vestes do homem amarelo também revelam a sua apreensão. Seu paletó está desalinhado, com a lapela direita quase encostando em seu rosto. A gravata faz uma ligeira curva para a direita, sobre sua camisa branca manchada que indica estar suja.
O quadro foi comprado por Mário de Andrade, conforme prometera à artista.
Título: O Homem Amarelo
Ano: 1915-1916
Dimensões: 61 X 51 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Brasil
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