Pomba da Paz – Pablo Picasso

A Pomba da Paz é uma série de desenhos criados por Pablo Picasso para simbolizar a Paz tão esperada pós Segunda Guerra Mundial.

Picasso foi considerado um símbolo pela defesa da paz e da liberdade depois de pintar Guernica em 1937 em resposta aos bombardeios alemães na Guerra Civil Espanhola.

Após a Segunda Guerra, foi organizado em abril de 1949 na cidade de Paris, um Congresso Mundial pela Paz. Entre os participantes destacaram-se: o físico francês Frédéric Joiot-Curie, o artista espanhol Pablo Picasso, o escritor surrealista francês Louis Aragon,  o filósofo francês Jean-Paul Sartre e o poeta chileno Pablo Neruda.

Litografia de Pablo Picasso. Paloma. 1949

Um dia antes do início do Congresso, a artista francesa Françoise Gilot que era companheira de Picasso na época, dera a luz à uma menina que eles chamaram-na Paloma. Para Picasso, os pombos eram um lembrete de sua infância e de seu pai, que o havia ensinado a desenhar pombos em Málaga, sua terra natal.

A imagem que ele criou após o nascimento de sua filha,  era uma composição muito simples, uma pomba branca que se destacava contra um fundo preto.

Declarou : “Eu queria, através do desenho e da cor, uma vez que essas eram minhas armas, penetrar cada vez mais profundamente no conhecimento dos homens e do mundo para que esse conhecimento nos liberte mais a cada dia; Tentei dizer, à minha maneira, o que considerava o mais verdadeiro, o mais justo, o melhor, e era naturalmente sempre o mais bonito .” Pablo Picasso

Ao visitar o estúdio de Picasso, Louis Aragon escolheu essa imagem para ilustrar o cartaz do Congresso Mundial pela Paz. Assim A Pomba de Picasso tornou-se o emblema dos congressos subsequentes, nos quais Picasso fez diferentes variações na imagem da pomba.

Cartaz oficial do Congresso Mundial pela Paz. Paris. 1949. Litografia de Pablo Picasso
Cartaz oficial do Congresso Mundial pela Paz. Paris. 1950. Litografia de Pablo Picasso

A partir da década de 1960, Picasso passou a estilizar cada vez mais seu desenho para representar a Pomba pela Paz. Também acrescentou um ramo de oliveira no bico, esse é um simbolo que segundo a Bíblia, trouxe a Noé a notícia de que a terra estava próxima.

Litografia de Pablo Picasso ‘Pomba com Sol Amarelo’. 1962

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”