Naturezas Mortas de Paul Cézanne

Convido você a explorar as naturezas-mortas de Paul Cézanne, um dos mestres da pintura impressionista. Suas obras neste gênero transcendem a simples representação de objetos inanimados, capturando a essência da forma e da cor de uma maneira única. As naturezas-mortas de Cézanne são um convite à contemplação, revelando a beleza e a complexidade dos objetos comuns do dia a dia. Ao apreciar as naturezas-mortas de Cézanne, você será transportado para um mundo de harmonia e equilíbrio, onde cada pincelada é uma celebração da vida e da natureza.

O interesse de Cézanne em descobrir as formas geométricas subjacentes à aparência das coisas e de conferir ordem a arranjos pintados, fez dele um soberbo pintor de naturezas mortas.

Paul Cézanne afirmou: “Quero impressionar Paris com uma maça”. Esta frase sugere sua visão da arte. O processo pelo qual ele criou suas obras primas começava a partir da sensação da realidade através da cor e das emoções subjetivas para chegar à construção geométrica da natureza.

natureza-morta-com-macas-e-laranjas
Com maçãs e laranjas (1895-1900). Museé d’Orsay, Paris

Cézanne não utilizava a perspectiva tradicional, pois desenvolveu uma nova técnica de representação de objetos, mas sua disposição de cores e formas sobre a superfície do quadro, tal qual as vê o pintor com seus próprios olhos. Para compor suas telas, ele procurava sempre evitar qualquer impressão de artifício. Não estava interessado em produzir uma ilusão perfeita. Por isso, chegava a utilizar alguns acessórios, como tacos de madeira e livros, que ajudavam os objetos a permanecer em uma posição determinada. Para sua concepção de natureza-morta, o pano branco, que muitas vezes aparece em seus quadros, dá um certo ar solene à pintura.

Natureza-Morta de Cezanne[1]
Natureza-Morta com pote de gengibre, açucareiro e maçãs”. 1893-94. Kunsthaus, Zurique

“Não há quadro claro ou escuro, apenas relações de cor.”

4418_original
Cupido de Gesso.1885

Esta máxima de Cézanne parece aplicada a este quadro, onde a estrutura e a geometria são criadas com ajuda de contrastes de cor.

O pintor enfatizava o volume dos objetos com a rigorosa elaboração da forma e os definia com simplificação dos contornos. Arranjados com cuidado, os diferentes elementos dão energia ao conjunto.

Paul-Cezanne-Still-Life-with-Plaster-Cupid-1
Natureza-Morta com Cupido de Gesso. 1895.  Museu Nacional . Estocolmo
– Natureza Morta com Caveira. Paul Cézanne. 1898 – Localização: Fundação Barnes, Lower Merion, EUA
“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

Novidades pelo email

Assine nossa newsletter e receba todas novidades por email