A estrutura de A Última Ceia, de Salvador Dali contém, a priori, a mesma composição que Leonardo da Vinci empregou em sua pintura homônima. Além disso, as duas obras seguem “a divina proporção”, utilizada desde o Renascimento.
Dali emoldurou a cena em um retângulo. A composição geral é dominada pela janela do fundo que representa dodecaedro. Este é formado, por sua vez, por doze pentágonos que guardam relação com a proporção 3,14 da letra grega “pi”. Ao todo, são doze apóstolos.
Enquanto Jesus reparte a Eucaristia, os apóstolos abaixam a cabeça, o que esconde os rostos. Jesus não é humano: translúcido, deixa ver através de seu corpo um barco, como um chamado a Pedro, o pescador que funda a Igreja. Um dos apóstolos usa uma toga amarela diferente dos demais e é o que aparece mais concentrado na oração – poderia ser Judas, o traidor, ou Pedro. Na parte superior da cena aparece Deus humanizado, que, com os braços abertos, dispõe-se a receber seu Filho e enlaça os dois planos da composição.
Título: A Última Ceia
Autor: Salvador Dali
Ano: 1955
Óleo sobre Tela (166,7x267cm)
National Art Gallery
Washington (Estados Unidos)
Salvador Dali i Domènech, nasceu na Espanha (Figueres) no dia 11 de maio de 1904 . Foi um importante pintor catalão, um dos mestres do surrealismo. Salvador Dali teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, fotografia e criação de cenários teatrais. Sua grande musa e esposa, ‘Gala’, foi tema de muitas de suas obras. Faleceu no dia 23 de janeiro de 1989.
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