Rembrandt van Rijn: Biografia e obras

Rembrandt van Rijn foi um dos mais importantes pintores e gravuristas holandeses do século XVII, reconhecido por suas obras-primas no estilo barroco. Nascido em 1606, em Leiden, na Holanda, Rembrandt é conhecido por sua habilidade única em retratar a luz e a sombra, sua técnica de pintura vibrante e seu talento em capturar a emoção humana de forma realista e emocionalmente intensa. Suas obras muitas vezes exploravam temas religiosos, mitológicos e do cotidiano, e incluem retratos marcantes, paisagens pitorescas e cenas históricas dramáticas. Rembrandt influenciou profundamente a arte europeia e é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos.

Rembrandt van Rijn
Autorretrato de 1928 com 22 anos

Rembrandt foi um pintor e gravador do século XVII, cujo trabalho passou a dominar o que foi chamado de Idade de Ouro holandesa, um dos artistas mais reverenciados de todos os tempos.

Os maiores triunfos criativos de Rembrandt, são vistos nos retratos  de seus contemporâneos, ilustrações de cenas bíblicas, além de suas gravuras inovadoras e uso de sombra e luz.    Criou uma série numerosa de autorretratos, que usou como tema mais frequente em seus estudos.

Rembrandt van Rijn: Biografia

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu no dia 15 de julho de 1606, em Leiden, Holanda. Era o oitavo dos nove filhos do casal Harmen van Rijn e Cornelia van Zuijtbrouck. A família próspera viveu perto do rio Reno, originalmente chamado Rio Van Rijn, na mesma cidade. A família  dedicou-se à religião e à educação dos filhos. Cornelia costumava ler as escrituras para seus filhos, o que proporcionava um forte senso de Deus, homem e natureza para o jovem e profundamente cristão Rembrandt.

Os pais de Rembrandt reconheceram seus talentos quando criança, então o enviaram na fase de 7 a 14 anos, para a Escola Latina em Leiden, para uma educação clássica. Ele recebeu a melhor educação que uma cidade acadêmica da Holanda poderia proporcionar a uma criança com um profundo interesse em literatura e escrituras religiososas. Ele estava devidamente preparado para ser admitido na Universidade.

Rembrandt conseguiu um estágio de três anos com Jacob Swanenburgh, que lhe ensinou os fundamentos da pintura, desenho e gravura. Quando ele ainda era adolescente, seu pai o enviou à Amsterdã para estudar com Pieter Lastman, um habilidoso pintor italiano de cenas históricas. Lastman estudou as obras de Caravaggio e do pintor alemão Adam Eisheimer.

Autorretrato de 1629

Depois de vários meses, Rembrandt havia dominado as técnicas do claro-escuro, assim como o uso de cores vivas e brilhantes e a representação de figuras com gestos teatrais. Lastman também o influenciou a se concentrar em cenas históricas e religiosas, embora os compradores de arte locais preferissem cenas de suas vidas diárias.

Aos 18 ou 19 anos, o jovem artista voltou a Leiden para montar seu próprio estúdio. Ele parecia mais refinado e trabalhou em estreita colaboração com um aluno seis anos mais novo, Jan Lievens, um jovem que também estudara com Lastman.

Em 1629, Rembrandt conheceu Constantijn Huygens, um estadista da corte de Haia, que poderia obter comissões para os artistas. Huygens era um notável holandês, bem informado sobre arte, que passou a maior parte de sua vida a serviço dos príncipes de Orange. Ele dirigia uma academia de arte onde eram feitas cópias das pinturas e as comissões eram cumpridas. Huygens sugeriu aos dois jovens artistas a visitar a Itália, especialmente Roma, para aprender com as obras-primas, mas eles se dedicaram demais ao trabalho em seu país amado, a Holanda.

Nesse período, ele fez suas primeiras gravuras. Ao contrário do desenho, a gravura não é uma contrapartida natural da pintura , e sua decisão de começar essa modalidade, significou tomar uma nova direção em sua carreira. Grande parte da fama internacional, ele conseguiu através de suas gravuras. Foram catalogadas cerca de 300,  baseadas nas impressões amplamente divulgadas ao longo de sua vida.

Em 1632, Rembrandt voltou para a rica metrópole de Amsterdã. Lá, ele encontrou grande satisfação como pintor profissional de retratos para homens de comércio bem-sucedidos, intelectuais e líderes religiosos, que estavam todos apreciando suas posição social e artística, todos querendo exibir sua obra, especialmente os retratos.

Autorretrato de Rembrandt com Saskia. Gravura de 1636

Em Amsterdã, Rembrandt conheceu um negociante de arte chamado Hendrick van Uylenburgh. Foi lá que o artista conheceu a prima de Hendrick, Saskia van Uylenburgh. Os dois se casaram em 1634. Rembrandt era conhecido como um jovem artista próspero e elegante na época, mas desejava ser considerado um cavalheiro e um intelectual. Sua nova esposa foi capaz de apresentá-lo a membros notáveis ​​da sociedade por meio de sua extensa família.

No mesmo ano, Rembrandt pintou uma de suas obras mais importantes,  A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, o que lhe garantiu um enorme reconhecimento profissional.  Ao longo da década de 1630, Rembrandt produziu pelo menos 65 retratos encomendados. Ele também pintou pinturas bíblicas e mitológicas, paisagens e retratos de pessoas anônimas que eram interessantes para ele, como judeus, oficiais de uniforme ou estrangeiros em trajes exóticos.

Como muitos homens ricos da época, Rembrandt colecionava obras de arte, mas também armaduras, roupas, turbantes orientais e outras curiosidades de lugares estrangeiros. Algumas dessas aquisições frequentemente acabavam como adereços em seu trabalho.

Rembrandt van Rijn
Autorretrato.1634 -Gemäldegalerie, Berlin

Em 1635, Rembrandt e Saskia alugaram uma casa enquanto esperavam que uma nova fosse reformada em uma área sofisticada que estava rapidamente se tornando conhecida como o bairro judeu. A hipoteca íngreme da nova casa foi o que causou o maior problema financeiro do casal. Foi lá que Rembrandt frequentemente procurava seus vizinhos judeus para modelar suas cenas do Antigo Testamento. Embora já estivessem ricos, o casal sofreu vários contratempos pessoais. Seu filho Rumbartus morreu dois meses após seu nascimento em 1635 e sua filha Cornelia morreu com apenas três semanas de idade em 1638. Em 1640, eles tiveram uma segunda filha, também chamada Cornelia, que morreu após apenas um mês de vida.

Somente seu quarto filho, Titus, nascido em 1641, sobreviveu à idade adulta. Saskia morreu em 1642 logo após o nascimento de Titus, provavelmente devido a uma longa luta contra a tuberculose. Os desenhos de Rembrandt sobre seus enfermos e leitos de morte estão entre seus trabalhos mais dramáticos.

Autorretrato de Rembrandt de 1640 com 34 anos

Em 1642, Rembrandt contratou uma viúva de um camponês chamada Geertghe Dircx para ajudar a cuidar de Titus, na época com nove anos.  Geertghe tornou-se amante de Rembrandt, mas seu relacionamento com ela foi muito tumultuado. Ele entrou em um período de mau comportamento, acumulando dívidas e sendo criticado por amigos, pela igreja e por  muitos clientes. Mais tarde, Geertghe acusou Rembrandt de quebra de promessa, alegando que ele havia proposto se casar com ela.

Por volta de 1647, o artista contratou Hendrickje Stoffels, uma mulher de 20 anos mais nova, para ser sua empregada. Ela era uma pessoa simples e gentil que ajudou a confortar o artista e, naturalmente, complicou o relacionamento de Rembrandt com Geertghe. Evidentemente, seu relacionamento com ele, logo mudou do de serviçal para modelo e logo para esposa em tudo, exceto no nome, e ela permaneceu com ele até a morte, aos 37 anos em 1663. Hendricke teve duas filhas com Rembrandt, uma que morreu quando criança, e a mais nova, Cornelia, era saudável. Rembrandt parecia apoiado por Hendrickje e seu filho Titus, com quem estava encantado. A maturidade estava trazendo mais calma e sabedoria à sua vida e arte.

No entanto, o estilo barroco de Rembrandt caiu lentamente em desgraça devido a uma mudança no gosto holandês pela arte. Uma predileção por drama, elegância, cores vivas e maneiras graciosas se desenvolveu como visto no trabalho do elegante artista flamengo Anthony van Dyck. Embora ele precisasse desesperadamente de comissões, Rembrandt não comprometeria sua arte; seu trabalho tornou-se mais silencioso e profundo. Outra razão para seu declínio na popularidade pode ter sido sua dedicação contínua a temas bíblicos. Em meados da década de 1640, ele era um dos poucos artistas holandeses ainda interpretando as escrituras e não havia muitas comissões.

Rembrandt van Rijn
Autorretrato de Rembrandt de 1659

O interesse de Rembrandt pela pintura de paisagem durou pelas próximas duas décadas. Uma série de desenhos e gravuras mostra sua observação aguçada da natureza, grande originalidade na composição e maravilhosa economia de formas. Sua visão gravada de Amsterdã continuaria a influenciar as pinturas de paisagens.

Os estudiosos de arte do século XIX consideravam a pintura de Rembrandt  “O Moinho”, como uma das maiores criações do mestre. Os colecionadores e críticos celebraram a dramática composição do moinho contra um céu escuro e tempestuoso e atribuíram a atmosfera pesada ao estado de espírito de Rembrandt quando ele encontrou sérias dificuldades financeiras.

Rembrandt certamente viveu além de suas possibilidades, oferecendo seu próprio trabalho em vendas para aumentar seu lucro e comprando pinturas e gravuras, o que pode ter contribuído para um leilão organizado pela corte em 1657. Ele vendeu a maioria de seus bens mais valiosos, incluindo bustos romanos, armadura japonesa e objetos asiáticos, conjuntos de minerais, pinturas e uma grande coleção de outras antiguidades. Mais tarde, ele vendeu sua casa para se mudar para uma residência mais modesta nos arredores de Amsterdã com Hendrickje e Titus. A Associação de Pintores de Amsterdã havia introduzido uma nova decisão para estabelecer que ninguém na situação financeira de Rembrandt pudesse negociar como pintor. No entanto, Hendrickje e Titus estabeleceram uma parceria para um novo negócio como negociantes de arte com Rembrandt como funcionário.

Autorretrato. Rembrandt van Rijn. 1660. Metropolitan Museum

Rembrandt sobreviveu a Hendrickje, que morreu em 1663. O artista  faleceu no dia 4 de outubro de 1669, em Amsterdã. Foi sepultado como um homem pobre em um túmulo desconhecido. Depois de vinte anos, seus restos mortais foram levados e destruídos, o que era habitual com falecidos pobres.

 LEGADO

Um dos primeiros artistas “modernos”, Rembrandt tinha um profundo entendimento da importância dos detalhes na representação do mundo ao seu redor. Ele era conhecido por sua notável capacidade de não apenas representar figuras humanas muito naturais e realistas, mas ainda mais importante, de retratar sentimentos humanos profundos, imperfeições e moralidade. Ele treinou muitos pintores de sua época que estavam ansiosos para imitar as características sinônimas de seu nome, incluindo os muitos alunos que rodavam ao longo de suas oficinas em Leiden e Amsterdã. Sua influência sobre os pintores ao seu redor era tão grande que é difícil dizer se alguém trabalhou para ele em seu estúdio ou apenas copiou seu estilo para clientes ansiosos por adquirir um Rembrandt.

Sua dedicação à verdade e beleza na vida cotidiana, foi adotado por outros artistas de seu tempo como o pintor espanhol Diego Velázquez por exemplo.  Seu estilo foi reinterpretado, entre outros, pelos gravadores alemães Johann Georg Schmidt e Christian Wilhelm Ernst Dietrich, e mais tarde serviu de inspiração para pintores como Jean Honore Fragonard e Giovanni Battista Tiepolo.

Em 1888, Vincent van Gogh escreveu a seu irmão Theo que pensava muito no trabalho de Rembrandt, mas também no mestre como homem e como cristão. Ele explicou: ” Van Gogh também pintou diretamente da vida, retratando seus súditos com realismo e dignidade. Ele descreveu as obras religiosas de Rembrandt como “mágica metafísica” e se esforçou para imitá-lo.

No século XX, ele influenciou artistas como Frank Auebach e Francis Bacon.  Semelhante aos autorretratos tardios de Rembrandt, como o auto-retrato com dois círculos (1665), os autorretratos de Bacon são perturbadores e misteriosos.

Hoje, o trabalho de Rembrandt continua sendo um elemento crucial na história da arte, refletindo a holandeses e a grandeza pictórica. Os artistas continuam a recorrer ao seu requintado realismo, impregnando obras contemporâneas com o legado indelével do mestre.

Rembrandt van Rijn: GALERIA

 – Balaão e o Burro – Uma das primeiras obras do jovem Rembrandt, que acabara de se estabelecer em Leiden. Este trabalho é provavelmente derivado de uma pintura de seu mestre Pieter Lastman.

Rembrandt van Rijn
Balaão e o Burro. Rembrandt van Rijn. 1626 – óleo sobre painel (63 × 47 cm)
Dois Homens Velhos em Leitura. Rembrandt. c.1628

A Lição de Anatomia de Dr Tulp – Um de seus mais famosos retratos de grupo, Rembrandt individualizou cada personagem por suas fisionomias, criando uma verdadeira ação dramática para a curiosa cena. Clique aqui e saiba mais….

Rembrandt van Rijn
A Lição de Anatomia de Dr Tulp. Rembrandt. 1632. Óleo sobre tela (169,5 x 216,5 cm). Localização: Mauritshuis, Haia, Holanda
Filósofo em Meditação. Rembrandt. 1632 – Museu do Louvre, Paris
Rembrandt van Rijn
Tempestade no Mar da Galileia. 1633

Rembrandt e Sashia – Essa é uma das poucas raras imagens do artista sorrindo. Sua jovem esposa encontra-se sentada, serena sob seus joelhos, ao mesmo tempo ele levanta um copo, em sinal de comemoração e felicidade.

Autorretrato de Rembrandt com sua Esposa Saskia. 1634 – Gemäldegalerie, Dresden
Rembrandt van Rijn
Retrato de Saskia van Uylenburh. Gravura de Rembrandt. 1634
Retrato de Saskia como Flora. Rembrandt. 1635

A Ronda Noturna – Essa é uma de suas obras mais polêmicas. Rembrandt faz uma visão sugestiva na qual a individualidade de cada personagem se funde no conjunto animado e dramático.

Clique aqui e saiba mais sobre essa famosa pintura.

Rembrandt van Rijn
A Ronda Noturna. Rembrandt van Rijn. 1642. Óleo sobre tela. Coleção do Rijksmuseum, Amsterdã

Sagrada Família com Anjos – Os anjos anunciam nessa pintura, a chegada do menino Jesus encontra-se em primeiro plano com sua mãe, Maria, que carrega o Livro Sagrado. Rembrandt foca a luminosidade da cena nesses personagens, não esquecendo José o carpinteiro que está último plano.

Sagrada Família com Anjos. 1645. Óleo sobre Tela (117 x 91 cm) – Localização: Museu Hermitaje, São Petersburgo, Rússia
Rembrandt van Rijn
Jovem Sentado no Chão com Uma Perna Estendida. 1646 – Gravura ( Água-forte e ponta-seca)
O Moinho. 1648 – Óleo sobre tela (88 x 106 cm) – National Gallery of Art, Washington (USA)

Ceia em Emaús – Uma dos temas preferidos do artista, essa versão do Louvre, é considerada a mais perfeita e a mais famosa. O acentuado toque dramático dos ensaios feitos em sua juventude se transformou em uma interiorização silenciosa.

Rembrandt van Rijn
Ceia em Emaús. 1648 – Óleo sobre Madeira (68 x 65 cm) – Museu do Louvre, Paris (França)
Aristóteles com um Busto de Homero. Rembrandt van Rijn. 1653. Óleo sobre tela (143,5 × 136,5 cm) Metropolitan Museu de Arte, Nova York

Betsabé no Banho – Tanto as cenas históricas e as religiosas são traduzidas em termos nitidamente anti-heroicos. Apresentam com mais frequência, um único personagem, reflexivo. A modelo dessa Betsabé, foi sua última companheira, Hendrickje.

Rembrandt van Rijn
Bathsheba with David’s letter*oil on canvas*142 x 142 cm*signed b.l.: Rembrandt. f. 1654

Retrato de Titus – Esse é um inúmeros retratos de seu filho. No final de sua vida, Rembrandt não aceitava mais encomendas, preferia pintar para ele mesmo e para seus familiares. Com a idade, o artista se fecha cada vez mais profundamente em uma espécie de aposentaria.

Retrato de Titus. 1660
Rembrandt van Rijn
Mulher com uma Flecha. Rembrandt van Rijn. Gravura de 1661. Galeria Nacional de Arte. Washington

Os Síndicos dos Tecelãos – Rembrandt apresenta nessa obra, negociantes de tecidos, sentados à volta de uma mesa, tornam-se atores de uma cena animada e vigorosa.

Os Síndicos dos Tecelãos. 1662

Retrato de Família – Esse belo retrato coletivo foi feito nos últimos anos de sua vida. Nele, o pintor soube encontrar as cores mais ternas, a atmosfera mais quente apresentada na intensa luz focada em cada personagem.

Rembrandt van Rijn
Retrato de Família. 1666-68 – Óleo sobre Tela (126х167. Museu Herzog Anton Ulrich, Braunschweig (Alemanha)
“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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