Davi com a Cabeça de Golias – Caravaggio
“Davi com a Cabeça de Golias” é uma pintura famosa do artista italiano Caravaggio, concluída por volta de 1610. A obra retrata o momento em que Davi, após derrotar o gigante Golias, segura triunfantemente a cabeça decepada do inimigo. Caravaggio apresenta essa cena de forma realista e intensa, com Davi exibindo uma expressão de determinação e triunfo, enquanto a cabeça de Golias está representada de forma detalhada e vívida. A pintura é conhecida por sua representação dramática e uso habilidoso da luz e sombra, características marcantes do estilo barroco de Caravaggio. “Davi com a Cabeça de Golias” é considerada uma das obras-primas do artista e uma das mais importantes pinturas do período barroco italiano.
Davi com a cabeça de Golias é uma importante obra que pertence a uma série de pinturas religiosas realizadas por Michelangelo Merisi da Caravaggio.
Em maio de 1606, Caravaggio foi acusado de assassinato e fugiu de Roma para outras cidades da Itália (Nápoles, Sicília e Malta). Seu objetivo era poder escapar do preço que havia sido colocado por sua cabeça.
Tendo vivido uma vida curta, mas tempestuosa, que provavelmente envolvia assassinato, o artista estava vivendo nesse período, uma desesperada necessidade de perdão.
Todas suas obras religiosas, eram dramas sangrentos viscerais.
Davi com a cabeça de Golias representa um menino com um Davi mais jovem do que aqueles usados por outros artistas como Michelangelo Buonarroti e Bernini que já utilizaram o mesmo tema. Aqui um jovem está nos oferecendo a cabeça de um gigante, visivelmente maior.
Nessa intrigante obra, Caravaggio cria um Davi que assume a pose tradicional de alegorias da Justiça, com uma espada na mão direita, e na mão esquerda a cabeça do gigante. A relação com Cristo, que é o juiz supremo, assim como o salvador, é evidente. Davi pode pesar, mas mesmo em sua compaixão ele carrega o fardo do perdão da justiça com firmeza.
Podemos observar o forte contraste de sombra e luz, característica do Barroco, que envolve o rosto do jovem com uma espécie de halo luminoso, brilham em tons escuros e terrosos que cercam a figura de Davi.
A representação irônica de Caravaggio de si mesmo como Golias é desesperadora. É um retrato angustiante: sangue escorrendo, a testa machucada e os olhos descoordenados, a persistente centelha de vida no olho esquerdo apagada na direita opaca, sem foco, sem visão e sem vida. O contraste dessa imagem com o vigor da juventude de Davi está entre a morte e a vida, não só do corpo, mas também da alma, nela Caravaggio se retratou como um condenado.
Esse autorretrato onde ele se coloca com a cabeça decepada de Golias, foi enviado à corte papal em 1610 como uma espécie de petição pintada de perdão. Na verdade, o perdão foi concedido, mas não chegou até ele, morrera antes em 18 de julho de 1610, aos 39 anos de idade.
Caravaggio promoveu a crença no poder transcendente da humildade, resignação e fé e, embora suas obras falem através do visível, elas sempre falam sobre o invisível; eles nos fazem focar no corpo de um homem, enquanto o interesse deles é muito mais profundo, porque também enfatiza a vida interior.
TÍTULO – Davi com a Cabeça de Golias
AUTOR – Michelangelo Merisi da Caravaggio
ANO – cerca de 1609
TÉCNICA – Óleo sobre Tela
DIMENSÃO – 125 x 100cm
LOCALIZAÇÃO – Galeria Borghese, Roma, Itália
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