Mulher com Sombrinha (O Passeio) – Claude Monet

Mulher com Sombrinha ou ‘O Passeio’. 1875 – Óleo sobre Tela (100 x 81cm) – Localização: National Gallery of Art em Washington, Estados Unidos

Mulher com Sombrinha é uma pintura de Claude Monet, também conhecida como ‘O Passeio’. A pintura pertence ao impressionismo e faz parte dos raros retratos totalmente pintados ao ar livre, o qual retomará este mesmo tema em mais duas telas, em 1886.

Camille, sua esposa, é a mulher que encontra-se no alto, vista de baixo, destacando-se do céu repleto de nuvens enquanto se vira num movimento rápido. A pincelada espontânea, lisa e por vezes apenas esboçada, cria, de forma convincente, o movimento em que a figura humana e a natureza se encontram amalgamadas. Sente-se o vento e o jogo de luz solar de uma maneira extraordinariamente fresca e direta. Todavia, este instante não foi captado sem reflexão. A pose está conscientemente preparada como uma fotografia tirada em contraluz, as figuras da esposa Camille com seu filho Jean, projetam longas sombras sobre o gramado que encontram-se em primeiro plano, aplicadas com cores contrastantes onde prevalece a cor, a luz e o movimento sendo o grande tema dessa pintura.

Claude Monet imaginava, por vezes, ter nascido cego, ter recuperado subitamente a vista e ter-se metido a pintar o que encontrava diante dele sem saber do que se tratava. É este primeiro olhar do pintor sobre o seu tema que lhe parecia o mais honesto, pois era o menos sujeito a misturas de projeções e de ideias preconcebidas. Esta preocupação levá-lo-a a estudar as variações atmosféricas de uma imagem. O tema não é o que parece, mas no que a luz o transforma.

Assim temos em Mulher com Sombrinha, onde o artista repete o tema após ter passado onze anos da imagem inicial. Nestas  pinturas, Monet retrata sua enteada Suzanne Hoschedé, que posa em vez de Camille. Estas telas em simetria, não faz parte de uma série, são as duas últimas nas quais o pintor se interessará pela representação da figura humana ao ar livre e em grande plano:

 

  • Estudo ao Ar livre, Mulher Olhando para a Direita, 1886

 

  • Estudo ao Ar Livre, Mulher Olhando para a Esquerda, 1886

 

 

 

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”