O Almoço dos Remadores – Auguste Renoir

“O Almoço dos Remadores” é uma das obras mais famosas do pintor impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. Concluída em 1881, esta pintura retrata um grupo de amigos desfrutando de um almoço à beira de um rio em Paris. Renoir captura magistralmente a atmosfera alegre e descontraída do momento, utilizando pinceladas soltas e cores vibrantes típicas do impressionismo. A composição da obra é notável, com a variedade de personagens e atividades retratadas, que juntas criam uma cena animada e cheia de vida. “O Almoço dos Remadores” é um testemunho da habilidade de Renoir em capturar a beleza da vida cotidiana e em transmitir uma sensação de alegria e vitalidade através de sua arte.

O Almoço dos Remadores é uma pintura do artista francês Auguste Renoir. É uma das obras mais importantes do impressionismo, que vale a pena observar e valorizar a riqueza de detalhes existentes.

Auguste Renoir Principais Obras - O Almoço dos Remadores
O Almoço dos Remadores. Auguste Renoir. 1880-1881. Técnica: óleo sobre tela (130x173cm) – Localização: The Phillips Collection, Washington – EUA

Esta grande composição é um tributo de Renoir  a seu próprio mundo. Num restaurante à margem do Sena, sol de verão, o pintor representa os amigos em atitudes cotidianas.  O Almoço dos Remadores a sua última grande obra no estilo, antes de buscar novos caminhos na pintura.

Embora haja quatorze figuras na cena, são os dois barqueiros o eixo central da composição, não só pela robustez de seus corpos musculosos, como pelo tipo de roupa que usam, contrastando com os demais. Eles, ao contrário dos outros, usam camisetas brancas, deixando braços e pescoço nus. Nessa época, a moral burguesa exigia que todo o corpo estivesse coberto, sendo que os braços nus dos atletas poderiam trazer constrangimento às mulheres, o que não parece ocorrer com as da composição.

Todas as cinco garotas presentes na mesa usam chapéus, pois esses eram, o símbolo da respeitabilidade e de status social. As mais pobres têm os chapéus adornados de flores e fitas, ornados por elas mesmas. Ao fundo, uma mulher, ricamente vestida com seu casaco de pele e usando luvas, tapa os ouvidos, para não escutar os elogios dos dois fãs. Alguns personagens estão assentados ao redor de duas mesas, enquanto outros encontram-se ao fundo, no lado esquerdo da composição. Uma moça, que seria sua futura esposa, tem um cãozinho nos braços, que traz suas patinhas traseiras sobre a mesa.

Ao fundo, entre as ramagens, na parte superior esquerda da composição, algumas embarcações podem ser vislumbradas, deslizando sobre as águas do Rio Sena. Observando os objetos nas mesas, é possível concluir que o almoço está chegando ao fim, ou seja, os remadores e seus amigos acabam de comer.

Auguste Renoir mostra aqui sua perícia em pintar naturezas-mortas, ao representar os restos da refeição. Sobre a toalha branca da mesa, em primeiro plano, encontram-se um guardanapo amassado, uma fruteira, um pequeno barril de conhaque, garrafas de vinho semi-cheias e diversos tipos de copos: grandes para o vinho tinto, altos para o café, pequenos para conhaques e licores.

Estou em Chatou. Comecei a pintar um quadro de remadores que me tentava havia muito tempo. De vez em quando, é preciso buscar coisas que estejam acima das próprias forças.”  (Auguste Renoir)

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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