O Casal Arnolfini é uma importante pintura do artista famengo Jan van Eyck, sendo também a mais famosa de sua obra. Ela pertence ao período do Renascimento.
A pintura que retrata um casal em um quarto, desperta muita curiosidade por estar carregada de símbolos, recurso usado demasiadamente nesse período que viveu seu autor. Também é considerada muito à frente de seu tempo, pois apresenta novos conceitos relacionados às perspectivas exploradas em diferentes planos na pintura em questão.
Com menos de um metro de altura, é requintadamente pintado em cores radiantes, e com grande número de detalhes artificiosos, o quadro está saturado de significados ocultos. Não é o retrato vulgar de um homem e uma mulher, mas a representação de um matrimônio. Quais seriam esses símbolos???
- Ao segurar a mão da jovem na sua e ao erguer a outra mão no gesto que significa assumir um juramento solene, ela por sua vez, colocando a sua mão na dela, retribui o compromisso;
- Uma única vela acesa em plena luz do dia está para simbolizar Cristo onividente;
- O cachorro não é um simples animal de estimação, mas representa a fidelidade;
- As contas de cristal pendentes na parede e o espelho significam pureza;
- Os frutos no parapeito da janela significam prosperidade;
- Os calçados indicam que o casal está pisando em terreno sagrado e, por conseguinte, tiraram os sapatos;
- Embora nem testemunhas fossem estritamente necessárias, elas estavam presentes, e isso é provado pela existência do próprio quadro, que serve, em certa medida como documento que atesta o casamento;
- Acima do espelho o pintor testemunha sua presença na cena, ao escrever “Jan Van Eyck esteve aqui”, adicionando a data. Se olharmos atentamente o espelho, poderemos verificar esse fato, pois ele reflete o vão da porta em frente do casal e revela que duas testemunhas aí se encontram paradas, de pé.
Nota-se o espelho no fundo da composição em que toda cena aparece invertida, tal como a imagem do próprio artista. Confira:
Jan Van Eyck nasceu na Bélgica no dia 09 de julho em 1390. Pintor importante, também fundador do estilo gótico tardio, tendo grande influência pelo Renascimento nórdico. Especialista em detalhar meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva. Foi ele o inventor da pintura a óleo.
Faleceu em Bruges, na Bélgica aos 51 anos em 1441.
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