Templo Expiatório da Sagrada Família

O Templo Expiatório da Sagrada Família, ou simplesmente Sagrada Família, é uma das obras mais emblemáticas e inacabadas do arquiteto catalão Antoni Gaudí. Localizada em Barcelona, Espanha, a construção começou em 1882 e continua até hoje, com previsão de conclusão para 2026, centenário da morte de Gaudí. A Sagrada Família é uma obra-prima do modernismo catalão, caracterizada por suas formas orgânicas, detalhes surrealistas e uma mistura única de estilos arquitetônicos, que vão do gótico ao art nouveau. A igreja é conhecida por suas torres altas e espirais, fachadas ricamente ornamentadas e uma profusão de esculturas que representam temas religiosos e da natureza. A Sagrada Família é um marco não apenas da arquitetura, mas também da cultura catalã e um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha.

O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico e um símbolo da cidade catalã de Barcelona, na Espanha.

O homem idealizador por trás do projeto foi Josep Maria Bocabella, que liderou um grupo religioso chamado Associació de Devots de Sant Josep, ele queria construir um templo para expiar os pecados de Barcelona. Assim adquiriu um terreno em uma área então conhecida como El Poblet nos arredores de Barcelona e a ideia original era construir uma igreja neogótica com três naves.

A construção começou  em 1882, com base em um projeto de Francisco de Paula Villar, que imaginou uma igreja simples em estilo neo-gótico tradicional. Mas depois que ele renunciou em 1883,  Antoni Gaudi foi nomeado o principal arquiteto e redesenhou a igreja inteiramente.  Ele propôs um projeto muito mais ambicioso, aplicando técnicas revolucionárias no estilo que mais tarde se tornaria símbolo do modernismo catalão.

Templo Expiatório da Sagrada Família
Templo expiatório da Sagrada Família em 1915

Gaudí disse uma vez que a obra era uma expressão da “história divina da salvação do homem através de Cristo encarnado, dado ao mundo pela Virgem Maria”.

Percebendo que nunca veria o projeto concluído durante sua própria vida e, quando perguntado se isso o preocupava, Gaudí respondia:  “Meu cliente não está com pressa”.

Gaudí depois de completar La Pedrera em 1906, entre comissões privadas, trabalhou firmemente nesse projeto. Em 1911, sendo um católico devoto, passou os 15 anos seguintes vivendo e trabalhando no local como um trabalho virtual de reclusão e supervisão. Ele morreu em 1926, após ser atropelado por um bonde. A partir daí, muitos arquitetos assumiram a obra.

Os poucos modelos e esboços que haviam na mão de Gaudí, foram na sua maioria destruídos pelos anarquistas catalães quando atacaram a Sagrada Família durante a Guerra Civil Espanhola. Porém Gaudí, deixou o suficiente para construir características como as naves e a fachada da natividade que definiriam obras posteriores tanto em termos de estilo quanto de altura.  Os anarquistas, no entanto, deixaram o túmulo do arquiteto intacto. Pois, qualquer que seja o rancor contra o General Franco e a Igreja Católica, eles sabiam muito bem que Gaudí era considerado um santo por pessoas de todas as classes e crenças políticas.

Embora nunca tenha sido uma catedral, assim que Gaudí assumiu, a Sagrada Família foi planejada como um edifício do tamanho de uma catedral e pode ser considerada a última grande catedral a ser construída.
Sua planta é similar em design a outras catedrais espanholas, como Burgos, Leon e Sevilha, mas em comum com o catalão e outras catedrais góticas europeias, é bastante quadrada, já que seu comprimento é curto em comparação com sua largura.

Tem uma grande variedade de elementos, incluindo corredores duplos, um ambulatório com uma cabeceira de sete capelas absidais, uma multidão de torres e três portais, cada um individualmente decorado e projetado.

O desenho original de Gaudí incluí 18 torres, representando em ordem crescente de altura os Doze Apóstolos, os quatro Evangelistas, a Virgem Maria e, o mais alto de todos, Jesus Cristo.

O templo possui três grandes fachadas – a Fachada da Natividade, a Fachada da Paixão e a Fachada da Glória.

. A Fachada da Natividade voltada para o leste, que é dedicada ao nascimento de Cristo, estava virtualmente completa quando Gaudí morreu em 1926 e é a fachada que mostra a influência mais direta de Gaudí.

. A Fachada da Paixão ocidental, que simboliza o sofrimento de Cristo, é controversa por causa dos designs esqueléticos, incluindo um Cristo na Cruz torturado, concluída por Josep Maria Subirachs.

. Em 2002 começou o trabalho na Fachada da Glória, que será a maior e mais ambiciosa das três representando a ascensão de Cristo ao céu.

O interior da Sagrada Família é composto por cinco naves e um transepto de três, que formam uma cruz latina.

As colunas são com o design de Gaudí por excelência, que se ramificam para suportar sua carga e suas superfícies em constante mudança são o resultado da interseção de várias formas geométricas.Nenhuma das superfícies interiores é plana e a ornamentação é abrangente e rica, consistindo em grande parte de formas abstratas que combinam curvas suaves e pontos irregulares.

Mesmo o trabalho em nível de detalhes, como as grades de ferro para varandas e escadas, é cheio de detalhes meticulosos.

Em 1936, o jornalista George Orwellem escreveu em uma Homenagem à Catalunha, mencionando a Sagrada Família como “um dos edifícios mais hediondos do mundo” e lamentou o fato de que os anarquistas não a destruíram durante a Guerra Civil Espanhola. Da mesma forma, o historiador britânico Gerard Brennan disse que “nem mesmo na arquitetura européia do período se pode descobrir algo tão vulgar ou pretensioso”

No entanto, a Sagrada Família segue firme….

Em 1984 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO  e atualmente atrai cerca de 2,5 milhões de visitantes todos os anos, então parece que o genial arquiteto, teve a última obra em glória, podendo rir muito desses comentários lá das alturas.

A data de término da obra para o templo, está prevista para 2026, quando coincide com o centenário da morte de Gaudí.

O vídeo a seguir, apresenta sequências filmadas de um helicóptero com animações criadas em computador, projetando como será a famosa catedral passados os quase 150 anos da construção inicial, de uma estrutura que é referência mundial como “a mais extraordinária interpretação pessoal da arquitetura gótica desde a Idade Média”.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=78&v=RcDmloG3tXU

CRÉDITOS DO VÍDEO: https://www.hypeness.com.br/

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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