Biografia de Bernini

Bernini  foi  o principal escultor Barroco, também pintor e um arquiteto de destaque que mudou para sempre a face da cidade de Roma e, sozinho, lançou o estilo que dominaria a escultura italiana do século XVII.

 

BIOGRAFIA

Autorretrato. 1623

Gian Lorenzo Bernini  nasceu no sul da Itália, em Nápoles no dia 7 de dezembro de 1598. Filho do escultor maneirista de Florença Pietro Bernini e sua mãe Angélica, também napolitana. O destino de Bernini como um dos artistas mais importantes da história foi determinado desde o início, pois seu pai dedicou muito tempo a dar aulas de arte ao filho, instruindo-o nos modos do ofício e promovendo o prodígio da criança em qualquer oportunidade.

Quando ele tinha oito anos, seu pai o levou a Roma, então o centro artístico do mundo ocidental. Diz a lenda que quando o orgulhoso pai conseguiu reunir uma audiência com o papa Paulo V, o artista iniciante executou um retrato rápido e lisonjeiro de São Paulo, provocando a admiração do papa. Acreditando estar na presença do “próximo Michelangelo“, o papa exigiu que o menino iniciasse imediatamente sua educação artística formal. O papa Paulo nomeou o futuro sucessor Cardeal Maffeo Barberini como guardião e educador de Bernini, e o menino rapidamente se revelou um gênio artístico.

Muitos historiadores comentaram o fato de que, apesar de todos os elogios já recebidos na infância, Bernini era conhecido por sua personalidade descontraída, amigável e espirituosa, bastante distinta de artistas mestres sombrios como Michelangelo ou Caravaggio  que o antecederam. Sob o exterior sorridente, o artista também tinha um lado mais sombrio de sua personalidade: o jovem bonito e moreno elevou a noção de sofrimento por sua arte a novos patamares quando, aos 15 anos, queimou sua própria perna para observar a expressão de dor no rosto em um estudo quando realizava a escultura de O Martírio de São Lorenzo. Essa tendência ao macabro ressurgiria mais tarde na vida, com resultados desastrosos para a reputação pessoal e profissional.

No final da adolescência, Bernini foi arrebatado pelo Cardeal Scipione Borghese, sobrinho do papa e notoriamente implacável colecionador de arte. Aqui o jovem artista foi exposto a novas influências estilísticas, incluindo antiguidades clássicas. Bernini executou algumas de suas primeiras obras-primas para o cardeal Borghese, incluindo as impressionantes Plutão, Perséfone, Apolo e Daphne e, é claro, sua famosa resposta a Michelangelo, David.

Bernini alcançou renome generalizado depois que sua carreira foi lançada pelo Cardeal, recebendo uma infinidade de comissões papais extremamente cobiçadas do Papa Urbano VIII, que nomeou o artista arquiteto oficial de São Pedro em 1629, associando-se livremente a príncipes e papados, e até sendo cavaleiro em 1621. Bernini literalmente começou a assumir Roma, não apenas com suas esculturas, mas também com importantes comissões de arquitetura e suas ocupações de “linha lateral” como pintor, dramaturgo, compositor, designer de teatro e caricaturista.

Durante esses dias agitados e pacíficos, apesar da crescente pressão para se casar e produzir um artista genial, filho dele, Bernini afirmou que não tinha tempo nem necessidade de esposa e que suas esculturas eram seus únicos filhos.

O afastamento do compromisso de Bernini se tornaria algo do passado, quando Matteo Bonarelli chegou a Roma em 1636 para trabalhar na oficina do artista, acompanhado por sua esposa, Constanza. Bernini e Constanza começaram um caso tórrido até que, por volta de 1640, descobriu que Constanza também estava vendo seu irmão mais novo, Luigi. Ao lado de si mesmo de raiva, Bernini os surpreendeu durante um encontro noturno e tentou espancar seu irmão até a morte com um pé de cabra de ferro. Como ele só conseguiu quebrar duas costelas de Luigi, mais tarde foi atrás do irmão com uma espada, forçando-o a se refugiar para Santa Maria Maggiore. Enquanto isso, a artista fez sua criada surpreender Constanza em casa na cama e cortar seu rosto em tiras com uma lâmina de barbear.

Busto de Constanza Bonarelli. 1638

No final, o assistente que Bernini enviou para fazer o seu trabalho sujo foi preso por agressão, Constanza foi presa por adultério e fornicação, e Luigi foi exilado em Bolonha, mas o insignificante valor de 3.000 escudos de Bernini foi perdoado pelo papa. O artista se casou e teve onze filhos com Caterina Tezio, uma lendária beleza romana.

Esse período tumultuado na vida pessoal de Bernini coincidiu com um desastre em sua vida profissional. O Papa Urbano VIII encomendou ao escultor que terminasse uma torre sineira para a fachada da Basílica de São Pedro, que o escultor projetou para proporções grandiosas, monumentais e, em última análise, desastrosas: a torre sineira desenvolveu rachaduras e temia-se ameaçar a integridade estrutural da fachada do edifício. 

A sorte de Bernini mudou em 1647, quando o Cardeal Federico Cornaro encomendou uma obra dedicada a Santa Teresa d’ Ávila para sua capela em Santa Maria della Vittoria. A escultura resultante, “O Êxtase de Santa Teresa“, é reconhecida por muitos como talvez a conquista suprema da escultura do século XVII. O trabalho era tão amado em seu próprio tempo que a carreira de Bernini imediatamente se recuperou, e o artista passou a receber comissões papais e reais.

Bernini ganhou a amizade e o patrocínio da Rainha Christina, da Suécia, e o Rei Luís XIV o convidou para enviar projetos para Versalhes, que foram finalmente rejeitados, devido, pelo menos em parte, às críticas desdenhosas de Bernini a todas as coisas francesas no país. Relatos contemporâneos dizem que, quando Bernini chegou à França em 1665, o escultor era tão famoso que os espectadores alinharam os dois lados das ruas para vislumbrar o artista.

Bernini viveu até a idade avançada de 82 anos e passou os últimos anos de sua vida participando de missas, praticando exercícios religiosos e se preparando para a morte. Nos últimos dois anos de sua vida, e depois de perder o uso do braço direito após um derrame, o artista realizou sua escultura Morte – um Busto do Salvador (O Salvator Mundi)

Tumba de Bernini. Basílica de Santa Maria Maggioore

Gian Lorenzo Bernini faleceu no dia 28 novembro de 1680 em Roma. Teve um funeral na altura de sua grandiosa obra. Foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

 

GALERIA – ARTE COMENTADA

Suas esculturas são reconhecidas por seu drama envolvente, dinamismo, tensão, textura e naturalismo. Os dois últimos critérios,textura e naturalismo, são talvez os mais específicos para Bernini: ninguém pode fazer com que a pedra transmita pele macia, cabelos encaracolados ou tecidos amassados ​​da mesma maneira que ele. Suas esculturas também são únicas pela atenção cuidadosa que prestou aos efeitos da luz e da sombra, efeitos tradicionalmente mais importantes para um pintor do que para um escultor.

Um elemento da escultura de Bernini que o torna marcadamente diferente dos artistas anteriores, é a maneira como ele consegue capturar um momento absolutamente transitório no meio imóvel da pedra. Suas figuras geralmente parecem estar falando ou gritando, e o espectador sente como se tivesse invadido um momento íntimo.

 

  • “Aqueles que nunca ousam violar as regras nunca os superam” – Bernini

 

A Cabra Amalthea com o Menino Júpiter e um Fauno é a mais antiga obra produzida pelo artista italiano Gian Lorenzo Bernini. Foi reconhecida e catalogada realizada entre 1609 e 1615, quando Bernini era apenas um adolescente.

A cabra Amalthea com o Menino Júpiter e um Fauno. Mármore de carrara 44cm. Galeria Borghese, Roma

 

Martírio de São Lorenzo – Essa é uma das primeiras esculturas de Bernini. Representa o santo no momento em que estava sendo queimado.

O Martírio de São Lorenzo. cerca de 1615. Galeria Uffizi, Florença

 

ALMA ABENÇOADA – Também conhecida como Anima Beata em latim. O busto é uma peça pendente de outra peça concluída pelo artista conhecido como Alma Maldita, ou Alma Danada. Nesta obra, Bernini retrata uma alma redimida que levanta a cabeça e olha para o céu. A expressão em seu rosto é um sinal de que ela é uma alma abençoada que viu a graça de Deus. Como resultado, com a beleza interior e a paz que vem de dentro, é suficiente.

Alma Abençoada. Gian Lorenzo Bernini. cerca de 1619

Alma Danada. Gian Lorenzo Bernini. cerca de 1619

 

Hermafrodita Dormindo –  Hermafroditos, filho de Hermes e Afrodite, havia rejeitado os avanços da ninfa Salmacis. Incapaz de se resignar a essa rejeição, Salmacis convenceu Zeus a fundir seus dois corpos para sempre, daí a estranha união produzindo um ser bissexuado com órgãos sexuais masculinos e as curvas voluptuosas de uma mulher. De autor desconhecido, a figura foi encontrada no século XVII. Agora dorme esticada solitária no colchão esculpido por Bernini. A pose contorcida do corpo e a tensão aparente no pé esquerdo levemente levantado são indicativos de um estado de sonho.

Hermafrodita Dormindo. Autor desconhecido. Benini (colchão) c. 1620 – Museu do Louvre, Paris

 

O Rapto de Proserpina – clique aqui e saiba mais

O Rapto de Proserpina. Bernini. 1622-23 (altura 255,00cm) – Galleria Borghese

 

Netuno e Tritão – Bernini tinha vinte e quatro anos quando esculpiu Netuno (Poseidon) e Tritão. Esta escultura em mármore mostra a figura em tamanho natural de Netuno, que empunha seu tridente em um firme gesto de comando, montado em seu filho Tritão, que sopra sua concha para os quatro cantos do mundo. Netuno e Tritão estão comandando os mares, e de fato nossa primeira impressão das duas figuras é que elas dominam magnificamente o espaço que as cerca, onde temos que imaginar as águas do mar.

Netuno e Tritão. 1622-23 (Mármore 182 cm) – Museu Vitória e Alberto, Londres

 

DAVID – Essa é uma das obras de Bernini  que precisa de espaço ao seu redor e desafia o espectador a passear, a fim de contemplar sua natureza mutável, dependendo do ângulo em que é visto. Enquanto o David de Michelangelo está estático e compenetrado, o de Bernini está franzindo a testa, mordendo o lábio inferior, curvando-se para o lado e movimentando-se para deixar voar uma pedra em seu alvo –  Golias. Nesse exemplo do barroco, Bernini preenche com mais emoção, na busca de capturar o momento que simboliza essa história.

David. Bernini. 1624 – Altura 170cm – Galleria Borghese

 

Apollo e Daphne – Esta é a escultura que conquistou a fama internacional do jovem artista por sua beleza de tirar o fôlego e pela composição inovadora Como em O Rapto de Proserpina ,  Bernini retrata a cena mais dramática da história, em uma façanha virtuosa, ele mostra Daphne no processo de se tornar uma árvore,  rastejando-se sobre as pernas e com folhas e galhos brotando dos dedos.

Apollo e Daphne. Bernini. 1625 – Altura 243,00cm – Galleria Borghese

 

A Basílica gira em torno do Altar Papal, onde apenas o Papa celebra a Missa. Acima do altar está o Baldacchino uma das obras-primas de Bernini e a sua primeira obra realizada na Basílica de São  Pedro. A antiga tumba de São Pedro fica logo abaixo do altar. Ele levou nove anos para fazê-lo e usou 6.200 k. de metal. O monumento é típico do estilo do século XVII: ergue-se sobre quatro pedestais de mármore nos quais, nos escudos dos papais, é esculpida uma maravilhosa sequência de temas espalhados sob a heráldica dos Barberini,  cuja família pertencia ao Papa Urbano VIII. Foi ele, em 1624 quem encarregou Bernini de realizar essa monumental obra.

Baldacchino. Bernini, 1624-34. Basílica de São Pedro. Vaticano

 

Medusa – Ao contrário da maioria das representações de Górgona, Bernini apresenta Medusa no momento em que se observa em um espelho imaginário e percebe que está sendo transformada. Sua angústia diante da metamorfose é óbvia quando as madeixas de seus belos cabelos se transformam em serpentes se contorcendo.

Busto de Medusa – c. de 1630

 

Para esculpir o Busto de Scipione Borghese, Bernini retratou as bochechas e o pescoço rotundos, as pálpebras e as sobrancelhas intrigadas, de uma maneira tão realista que nos dá uma sensação de como seria estar na presença do cardeal.

Busto de Scipione Borghese. Bernini . 1632

 

São Longuinho ou São Longino – localizada na Basílica de São Pedro (Vaticano), está protegida sob a cúpula da Basílica. É uma das mais admiradas pelos visitantes.

São Longuinho. 1638. Mármore (440cm) – Basílica de São Pedro, Vaticano

 

FONTE DAS ABELHAS

Fonte das Abelhas. 1644. Roma, Itália

 

FONTE DOS QUATRO RIOS –  Esta fonte dos quatro rios é provavelmente a mais amada das fontes romanas de Bernini. Um verdadeiro “teatro na rodada”, as fontes de água dramáticas e os detalhes esculturais sensacionais continuam a encantar os espectadores séculos após sua construção.

Localizada na Piazza Navona, em Roma, essa fonte era uma fonte importante de água potável para os habitantes locais antes dos dias do encanamento interno, mas ainda mais importante era um monumento grandioso ao poder e à glória do papa e de sua família. As esculturas circundantes representam os quatro principais rios dos quatro continentes que foram reconhecidos na época.

Com a Fonte dos Quatro Rios, Bernini construiu mais uma vez um monumento sem precedentes.Escritores contemporâneos descrevem a inauguração teatral e triunfante do monumento à cidade de Roma e o espanto das pessoas pelas figuras naturais e reais. 

Fonte dos Quatro Rios. 1651. Roma, Itália

 

O Êxtase de Santa Teresa –  Ainda mais do que em seus trabalhos anteriores, em O Êxtase de Santa Teresa Bernini leva os princípios do barroco (drama, emoção, teatro) a alturas desconhecidas. Observe o ênfase nas qualidades dramáticas da luz, bem como na massa virtuosa e absolutamente fantástica dos tecidos esvoaçantes.

O Êxtase de Santa Teresa. 1652

 

Salvator Mundi. 1680 (altura 93,00 cm) – Museu de Arte Chrysler

 

 

Por Roseli Paulino – @arteeartistas

 

 

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.