A Arte da Pintura, Johannes Vermeer

Esta é uma das obras mais conhecidas do artista holandês Johannes Vermeer  e uma das mais populares do estilo barroco. Considerada uma obra prima , a rica composição apresenta um equilíbrio perfeito de elementos pictóricos, tranquilidade poética e grande sensualidade das cores onde o artista cria uma atmosfera de enorme elegância e harmonia.

A cena é representada no ateliê do artista. Identificamos isso, pela mesa de carvalho existente na pintura e que aparece em outras obras de Vermeer.  Destaca-se na parede posterior, um mapa detalhado da Holanda, talvez  o artista  pretendesse destacar a importância da pintura histórica na arte de seu país. Em primeiro plano, uma cadeira e a mesa atrás dela, coberta com vários artigos, direcionam o olhar do observador para a meia distância.  As primeiras críticas em relação a essa obra, diziam que a máscara sobre a mesa simbolizava a escultura, que estava ultrapassada pela pintura.  

O pintor está representado de costas para o público e em plena atividade.  A figura feminina está segurando uma trombeta, um livro nas mãos e uma coroa de louros na cabeça que lhe serve de modelo. Trata-se da Musa da História ‘Clio’, que posa com uma trombeta na mão direita, talvez seja para fazer alusão à música. A teoria da arte clássica considerava a história como o tema principal da pintura, mas Vermeer sutilmente resiste a essa doutrina, que de qualquer forma era quase irrelevante no mercado de arte holandês. Com base nisso, ele eleva sua pintura às classes mais altas e empresta a essa visão da obra de um pintor,  as qualidades de uma alegoria.

Para representar os espaços interiores com precisão, Vermeer usou vários recursos técnicos, que provavelmente incluiu a câmera obscura, que é considerada a precursora da fotografia (câmera moderna).

A Arte da Pintura é mencionada no inventário do pintor como sendo propriedade de Vermeer, é muito provável que ele a tenha usado para demonstrar seu total domínio dessa modalidade artística.

TÍTULO: A Arte da Pintura

AUTOR: Johannes Vermeer

ANO: c. 1666

TÉCNICA: Óleo sobre Tela

DIMENSÃO: 120 x 100 cm

LOCALIZAÇÃO: Museu de História da Arte de Viena

por Roseli Paulino – @arteeartistas 

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”