Angelus, Análise da obra de Jean-François Millet

Angelus é uma das obras mais famosas do pintor francês Jean-François Millet, concluída em 1859. Esta pintura a óleo retrata dois camponeses em uma cena simples, pausando para rezar enquanto o sino da igreja ao fundo anuncia o fim do dia de trabalho. A obra é conhecida por sua simplicidade e realismo, capturando a beleza e a dignidade da vida rural. Millet, um dos principais artistas do movimento realista, frequentemente retratava temas camponeses em suas obras, destacando a vida e o trabalho dos agricultores como um reflexo da humanidade e da natureza. “Angelus” é considerada uma das obras-primas de Millet, exemplificando sua habilidade em retratar a vida cotidiana com sensibilidade e profundidade emocional.

Angelus, Análise da obra de Jean-François Millet
Angelus. Jean-François Millet. 1857-59 – Óleo sobre tela (55x66cm) – Museu d’Orsay, Paris (França)

Angelus, é a obra mais famosa do pintor Jean-François Millet. Pertencente ao realismo, é uma das grandes obras-primas da pintura francesa do século XIX.

Esta obra expressa um profundo senso de devoção que se tornou uma das pinturas religiosas mais amplamente reproduzidas do século XIX, com gravuras exibidas por milhares de devotos em toda a França. No entanto, Millet a pintou com muita nostalgia, e não somente com sentimento religioso.

Em 1865, ele admitiu que a ideia de produzi-la, veio a ele como resultado da memória de infância de sua avó, que sempre insistia em que a família deixasse de trabalhar nos campos quando ouviam o sino da igreja tocando para o Angelus.

A obra foi supostamente encomendada pelo colecionador de arte americano Thomas Gold Appleton.  Millet a vendeu em 1859 por menos de 1.000 francos (aproximadamente US $ 200). Trinta anos depois, foi vendida ao filantropo parisiense Hippolyte Chauchard, por 750.000 francos.

Como o nome sugere, a pintura mostra duas figuras camponesas – um homem e uma mulher – que pararam de trabalhar por alguns minutos, a fim de recitar o Angelus, uma oração (tradicionalmente recitada três vezes ao dia nos países católicos) que comemora o aviso. O nome “Angelus”, que significa “anjo” em latim, é a palavra de abertura da Anunciação: “Angelus Domini nuntiavit Mariae” ou “o anjo do Senhor anunciado a Maria“.

Ao descrever essas duas figuras silenciosas e anônimas, no meio de uma vasta planície cultivada, com apenas algumas ferramentas simples para ajudá-los a ganhar a vida com o solo, Millet destaca a vida desoladora do trabalhador rural com sua rotina diária de trabalho físico que perdura ao longo das estações. Ao mesmo tempo, o momento de silêncio nos lembra uma conexão inevitável com o Todo-Poderoso e nossa insignificância diante dele. Em respeito a isso, podemos observar que o homem retirou o chapéu e inclinou sua cabeça em oração silenciosa, assim como a mulher.

O cenário se passa durante uma colheita, nos arredores da vila de Chailly-en-Biere, em Barbizon, cuja torre da igreja é visível à distância. O casal estava cavando batatas quando ouviu os sinos da igreja, e todas as suas ferramentas estão espalhadas por eles, incluindo sacos, forquilha, cesto e carrinho de mão. Não está claro qual a relação existente entre o casal – marido e mulher, colegas de trabalho ou agricultor e servo. Um catálogo de vendas de 1889 os descreveu simplesmente como “Um jovem camponês e sua companheira”.

 MILLET E SUA OBRA

 Jean-François Millet nasceu na França no dia 04 de outubro de 1814.  Membro principal da Escola de Pintura de Paisagem Barbizon , Millet é mais conhecido por seu realismo rural, que destacou as duras condições de trabalho dos camponeses.

Suas pinturas eram altamente controversas no momento em que a França ainda tentava curar sua vida após a Revolução Francesa, embora Millet fosse mais um artista humanitário do que político. Nesse sentido, ele era bem diferente do pintor declarado de esquerda Gustave Coubet, cujos trabalhos eram notadamente políticos. No entanto, Millet compartilhou com Courbet o desejo de homenagear os homens e mulheres trabalhadores da França, e suas imagens conferem uma nova monumentalidade às suas vidas. Para ele, os camponeses e o campo faziam parte de um mundo rural atemporal e uma parte única da herança da França. Eles também estavam mais próximos da natureza e, portanto, de Deus.

Faleceu aos 60 anos na França, no dia 20 de janeiro de 1875.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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