Autorretrato no Estúdio – Francisco de Goya

Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828) foi um pintor e gravador espanhol, considerado o último dos Velhos Mestres e o primeiro dos modernos. O elemento subversivo e subjetivo em sua arte, assim como seu manuseio ousado da tinta, forneceram um modelo para o trabalho de gerações posteriores de artistas, notadamente a Édouard Manet e Pablo Picasso.

Foi sem dúvida como pintor de retratos, que Goya ganhou fama, promoção e muitos elogios.  Ele costumava pintar retratos em uma única sessão e estes eram os mais realistas. Quanto a isso,  o filho de Goya acrescentou um detalhe que explica o chapéu incomum, alto com fechos de metal nos quais o artista teria colocado uma série de velas para fornecer luz extra ao dar os retoques finais em uma pintura. Assim explicou seu filho, Javier Goya: “Ele pintava retratos apenas em uma sessão, às vezes até em dez horas, mas nunca no final da tarde. Os últimos retoques para melhor efeito de um quadro ele dava à noite, com luz artificia”.

Esta pequena pintura é um dos poucos exemplos em que Goya se autorretrata de corpo inteiro. Nele ele se apresenta trabalhando em uma grande tela vertical, da qual só podemos vê-la por trás, em frente a uma grande janela por onde entra a luz, criando uma interessante dinâmica visual em que a figura do pintor, olhando para o espectador, ousadamente se destaca contra a luz. Goya é mostrado vestindo calça, uma jaqueta curta e um chapéu.

Aqui vemos um autorretrato que levou cinco anos para ser concluído. O artista está pintando em um estilo romântico. Sua cartola preta da moda combina bem com seu casaco preto estilo matador com forro vermelho. Em sua mão esquerda, ele segura uma paleta, na qual podemos ver dez cores dispostas, e vários pincéis. Sua mão direita segura o pincel que ele está usando no momento.

Nesse período o pintor espanhol já estava muito acostumado a se autorretratar. Na verdade, quando não estava pintando touradas, cristos crucificados, meninos brincando de soldados, senhoras no balanço, a Sagrada Família e retratos de pessoas importantes como a família real, condes e condessas,  ele estava ocupado olhando para si mesmo.

A maioria dos grandes artistas tem uma variedade de autorretratos que, antes da era das selfies e outras formas de fotografia digital instantânea, eram uma forma de capturar o processo de envelhecimento, seu próprio amadurecimento e autoconhecimento.

FICHA TÉCNICA

Título: Autorretrato no Estúdio

Autor: Francisco de Goya

Ano: 1790-1795

Período: Romantismo

Técnica: Óleo sobre tela

Dimensão: 42 x 28 cm

Localização: Academia Real de Belas Artes de San Fernando, Madrid (Espanha)

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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