Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo

Georges Seurat, o gênio por trás do revolucionário movimento pontilhista, transformou a arte com sua abordagem científica da cor e da luz. Nascido em 1859, em Paris, Seurat criou obras-primas que cativam pela sua precisão meticulosa e pelo efeito visual deslumbrante. Sua técnica inovadora, utilizando milhares de pequenos pontos para compor imagens vibrantes e detalhadas, não só desafiou as convenções artísticas da época, mas também influenciou profundamente o curso da arte moderna. Mergulhe na fascinante biografia de Georges Seurat e descubra como suas contribuições imortais continuam a inspirar e maravilhar o mundo da arte.

Georges Seurat foi um pintor francês que nasceu em plena revolução industrial. Ele foi o  fundador da escola francesa neoimpressionista do século XIX.

Georges-Pierre Seurat nasceu em Paris no dia 02 de dezembro de 1859,  França. Era filho de Antoine-Chrisostôme Seurat,   originalmente de Champagne, e Ernestine Faivre, uma parisiense. Seu pai, uma personalidade singular que fora oficial de justiça, passava a maior parte do tempo em Le Raincy, onde possuía um chalé com um jardim. O jovem Seurat viveu principalmente em Paris com sua mãe, suas irmãs Émile e Marie-Berthe. Na época da Comuna de Paris, em 1871, quando Paris se rebelou contra o Estado francês e estabeleceu seu próprio governo, a família prudente retirou-se temporariamente para Fontainebleau.

Enquanto frequentava a escola regular, Georges começou a desenhar e, a partir de 1875, fez o curso com um escultor, Justin Lequien. Entrou oficialmente na Escola de Belas Artes em 1878, na classe de Henri Lehmann , um discípulo de Ingres, que pintou retratos e nus convencionais.

Na biblioteca da escola, Seurat descobriu um livro que o inspiraria para o resto de sua vida: O Ensaio sobre os Inconfundíveis Sinais de Arte, publicado em 1827, de Humbert de Superville, pintor de gravura de Genebra que tratou do curso futuro da estética e da relação entre linhas e imagens.

Ao longo de sua breve carreira, Seurat manifestou um interesse incomumente forte nas bases intelectuais e científicas da arte.

Em novembro de 1879, aos 20 anos, Seurat foi para Brest para prestar serviço militar. Lá ele desenhou o mar, praias e barcos. Quando ele retornou à Paris no outono seguinte, dividiu um estúdio com outro pintor, Édmond-François Aman-Jean e ambos passaram as tardes no Louvre, admirando as paisagens quentes de Jean-Baptiste Millet Os dois amigos costumavam frequentar os salões de dança e os cabarés à noite, e na primavera levaram o vapor de passageiros para a Ilha de La Grande Jatte, cenário das futuras pinturas de Seurat.

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - Autorretrato
Autorretrato. 1883

Georges Seurat expôs no Salão oficial pela primeira vez em 1883, cuja exposição anual era patrocinada pelo estado. Ele exibiu retratos de sua mãe e de seu amigo Aman-Jean, e nesse mesmo ano, começou seus estudos, esboços e painéis para Um Banho em Asnières . Quando a imagem foi recusada pelo júri do Salão em 1884, Seurat decidiu participar na fundação do Grupo dos Artistas Independentes, uma associação sem júri e sem prêmios, onde ele mostrou a mesma obra em junho.

Durante este período, ele viu e foi fortemente influenciado pelas monumentais pinturas simbólicas do pintor impressionista Puvis de Chavannes. Ele também conheceu o químico de 100 anos Michel-Eugène Chevreul e experimentou as Teorias de Chevreul sobre o círculo cromático de luz e estudou os efeitos que poderiam ser alcançados com as três cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e seus complementos.

Nesse mesmo período, Seurat conheceu com Paul Signac , que se tornaria seu principal discípulo, e pintou muitos esboços em pequenas pranchas, preparando-se para sua obra-prima,  Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte  Em dezembro de 1884, exibiu novamente a Um banho em Asnières , com a Sociedade dos Artistas Independentes, que teve uma influência imensa no desenvolvimento da arte moderna.

Seurat passou o inverno de 1885 trabalhando na Ilha de La Grande Jatte e no verão em Grandcamp, na Normandia. O mestre impressionista Camille Pissarro , que foi temporariamente convertido para a técnica de Pontilhismo, foi apresentado a Seurat por Signac durante este período.

Seurat terminou a pintura Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a exibiu de 15 de maio a 15 de junho de 1886, em uma exposição do grupo impressionista. Essa demonstração de imagem de sua técnica despertou grande interesse. Os associados artísticos principais de Seurat neste momento, eram os pintores também preocupados com os efeitos da luz na cor, foram Signac e Pissarro. O inesperado de sua arte e a novidade de sua concepção animaram o poeta belga Émile Verhaeren. O crítico Félix Fénéon elogiou o método de Seurat em uma análise de vanguarda. A obra de Seurat foi exibida pelo eminente comerciante Durand-Ruel em Paris e na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Em 1887, enquanto vivia temporariamente em um estúdio de sótão em Paris, Seurat começou a trabalhar em As Modelos. Esta pintura seria a última de suas principais composições.  No ano seguinte, ele completou As Modelos  e também Desfile de Circo.

Em fevereiro de 1888 ele foi para Bruxelas com Signac para uma exibição privada da exposição dos Vinte (Twenty – XX), um pequeno grupo de artistas independentes, em que ele mostrou sete telas, incluindo La Grande Jatte .

Em 1889, Seurat participou do Salão dos independentes, exibindo paisagens. Nesse mesmo ano, pintou o retrato do amigo Signac.  Sua residência era no distrito de Pigalle, onde ele morava com sua amante de 21 anos, Madeleine Knobloch.

Em 16 de fevereiro de 1890, Madeleine apresentou-lhe um filho, a quem reconheceu oficialmente e inscreveu-se no registro de nascimentos sob o nome de Pierre-Georges Seurat. No mesmo ano, Seurat completou a pintura Le Chahut , que enviou à exposição dos Vinte (XX) em Bruxelas. Durante esse período, também pintou Mulher Jovem, um retrato de sua amante, embora ele continuasse a esconder sua ligação com ela até mesmo de seus amigos mais íntimos. . Ele passou aquele verão em Gravelines, onde pintou várias paisagens e planejou o que seria sua última pintura,  O Circo.

Georges Seurat: MORTE E LEGADO

Como se de algum tipo de premonição de sua morte iminente, Seurat mostrou a pintura incompleta O Circo no oitavo Salão dos Independentes. Como organizador da exposição, esgotou-se na apresentação das obras. Ficou acamado, muito febril. Desenvolveu angina infecciosa e, antes de a exposição terminar, faleceu no domingo de Páscoa, 29 de março de 1891. No dia seguinte, Madeleine Knobloch se apresentou na prefeitura de seu distrito se identificando como a mãe de Pierre-Georges Seurat. A criança, que havia contraído a doença contagiosa de seu pai, morreu em 13 de abril de 1891. Seurat foi enterrado no cofre da família no cemitério de Père Lachaise. Além de suas sete pinturas monumentais, ele deixou 40 pinturas e esboços menores, cerca de 500 desenhos e vários cadernos de esboços. Embora uma saída modesta em termos de quantidade, eles mostram que esteve entre os principais pintores de um dos maiores períodos da história da arte.

As pinturas e teorias artísticas de Seurat influenciaram muitos de seus contemporâneos, de Paul Signac a Vincent van Gogh e muitos artistas simbolistas. Sua monumental Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte , é considerada uma obra icônica da arte do final do século XIX. Esta pintura e a carreira de Seurat inspiraram Steven Sondheim a escrever o musical Domingo no Parque com George (1984). A mesma também é destaque no filme de 1986 de John Hughes (Ferris Bueller’s Day Off) cujo tema não foi traduzido para o português. .

 Neo-impressionismo – Pontilhismo – Divisionismo

Neo-impressionismo é o nome dado à obra pós-impressionista de Georges Seurat, Paul Signac e seus seguidores que, inspirados na teoria óptica, pintaram usando minúsculas pinceladas adjacentes de cores primárias para criar o efeito da luz. É  caracterizado pelo uso da técnica divisionista (muitas vezes popularmente, mas incorretamente chamada de pontilhismo, um termo que Paul Signac repudiou). O divisionismo tentou colocar a pintura impressionista de luz e cor numa base científica usando uma mistura óptica de cores. Em vez de misturar cores na paleta, o que reduz a intensidade, os componentes de cores primárias de cada cor eram colocados separadamente na tela em pequenas pinceladas para que eles se misturassem no olho do espectador. As cores opticamente misturadas se movem em direção ao branco, então este método deu maior luminosidade.

No neo-impressionismo ou pontilhismo, as figuras são representadas por pequenos pontos ou manchas coloridas que se misturam quando mantemos uma certa distância da obra observada. Ás vezes, esses pontos transformam-se em linhas que servem de contorno. Os pontos de cor encontram-se mais separados, e os temas utilizados são mais importantes que as telas propriamente pontilhistas.

Usando essa técnica, Seurat criou composições enormes com traços minúsculos e destacados de cor pura muito pequenos para serem distinguidos quando se olha para todo o trabalho, mas fazendo suas pinturas brilharem como nunca havia sido mostrado antes por nenhum outro artista.

O novo movimento foi liderado por Georges Seurat, que foi seu teórico original e o artista mais significativo do movimento, e por Paul Signac, também um artista importante e principal porta-voz do movimento, foi ele que criou o termo “neo-impressionismo”. Outros pintores adeptos foram Henri-Edmond Cross, Albert Dubois-Pillet, Maximilien Luce, Théo van Rysselberghe e, por um tempo, pelo pintor impressionista Camille Pissarro e o fauvista Henri Matisse. O grupo fundou em 1884 a Société des Artistes Indépendants (Sociedade dos Artistas Independentes). Todos eles ensaiaram a técnica, mas acabaram por abandoná-la, preferindo a pincelada compacta ao ponto, com exceção de Seurat por seu falecimento enquanto ainda estava aplicando seu invento.

Georges Seurat GALERIA – ARTE COMENTADA

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - Cabeça de Garota
Cabeça de Garota. Georges Seurat. 1879

Flores num Vaso – Essa é uma de suas primeiras telas pintadas à óleo, executada no período em que ele conhece o impressionismo após deixar a Escola de Belas Artes. Podemos perceber o uso livre do pincel e o frescor das cores expressas na composição, sugerem quanto esse novo estilo o influenciou.

Flores num Vaso. Georges Seurat. c. 1880 – Óleo sobre tela (45 x 37,4 cm) – Localização: Museu de arte de Harvard, Cambridge (EUA)

A Floresta em Pontaubert – A composição estrutural, a marcação do espaço pelas linhas verticais das árvores e o estudo da luz, indicam a tendência do artista, a conduzir à pintura um senso de ordem, equilíbrio e disciplina. No  final do verão e no início do outono de 1881, Seurat em Pontaubert, uma vila a sudeste de Paris também  frequentada por Corot e outros pintores de paisagem de Barbizon. Esta obra antecipa os cenários verdejantes de suas obras monumentais Banhistas em Asnières em Londres (1884) e A Sunday on La Grande Jatte em Chicago (1884- 86).

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - A floresta em Pontaubert
A Floresta em Pontaubert. Georges Seurat. 1881 – Óleo sobre Tela ((79,1 x 62,5 cm) – Localização:  Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque
Cavalo e Carroça. Georges Seurat. 1882-1884

 Camponesa Sentada na Grama – Pintura utilizada para compor seus estudos de luz, na qual o artista encurta as pinceladas para criar o efeito desejado, antecipando seu estilo peculiar.

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - Camponesa Sentada na grama
Camponesa Sentada na Grama. Georges Seurat. 1882 – Óleo sobre Tela (38,1 x 46,2 cm) – Localização: Museu Solomon R. Guggenheim, Nova Iorque

Um Banho em Asnières – local situado no subúrbio industrial a oeste de Paris, banhado pelo Sena. Jovens trabalhadores passam o tempo livre à beira do rio. É a primeira das grandes composições de Seurat. Ele começou com estudos a lápis para os personagens que são modelos tirados da vida e então fez esboços a óleo sempre no local para a composição geral e para registrar os efeitos da luz e da atmosfera.  A composição foi finalizada em estúdio. Seurat ainda não tinha inventado a técnica pontilhista, porém mais tarde, o artista retrabalhou certas áreas usando pontos coloridos para contrastes e efeitos de luz para dar dinamismo em sua pintura. Então, pontos laranja e azuis foram adicionados ao chapéu do menino na água.

Um Banho em Asnières. Georges Seurat. 1883.84 – Óleo sobre painel de carvalho (201 x 302 cm) – Galeria Nacional, Londres

Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte clique aqui e saiba mais…

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - Tarde de Domingo
Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte. 1884-86. Óleo sobre Tela (2,60×3,50cm) – Instituto de Arte de Chicago

As Modelos – Esse é o terceiro grande quadro que Seurat exibiu em público e o segundo executado com a técnica pontilhista.  O contexto de Seurat é comum: nus em um estúdio antes de uma pintura que repousa no chão. O artista explora todas as conexões possíveis entre os dois elementos de sua composição: as mulheres nuas podem ser modelos usadas em sua famosa pintura, onde as mesmas aparecem totalmente vestidas, o que sugere que voltaram ao estúdio para um descanso. Espalhados em primeiro plano estão objetos e roupas que foram incluídas na composição da “pintura dentro de uma pintura”: os chapéus, sapatos, sombrinhas e uma pequena cesta de flores que foram rejeitadas por essas mulheres.

As Modelos. Georges Pierre Seurat. 1887-88

Desfile de Circo – Essa pintura está coberta de símbolos enigmáticos, acentuada pela marcante sucessão de linhas verticais que predominam na composição com uma estrutura geométrica.

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - Desfile de Circo
Desfile de Circo. Georges Seurat. 1888 – óleo sobre tela (100 x 155,5 cm) – Localização: Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque

O Rio Sena em La Grande-Jatte – A composição essencialmente estática apresentada nessa pintura, é animada pela vibração da luz e pela técnica do ponto a ponto de cores puras. Seurat banhou de luz crristalina a cena e a atmosfera em que a cena se insere.

O Rio Sena em La Grande-Jatte. Georges Seurat. 1888

Le Chahut – Segundo Seurat, uma pintura deve mostrar alegria, paz ou tristeza. No caso de ‘Le Chahut’, essa é a atmosfera alegre de um café parisiense, que o artista enfatiza com cores claras e quentes e muitas linhas ascendentes. Exemplos dessas linhas ascendentes são as pernas dos dançarinos, o pescoço do condutor e até as bocas, sobrancelhas e bigodes.

Georges Seurat: Biografia e o Pontilhismo - Le chahut
Le Chahut (Can Can).  1890 – Localização: Museu Kröller-Müller

Mulher maquilhando-se – Seurat apresenta nessa pintura, a figura imóvel de uma mulher que parece estar mergulhada em uma névoa de pó facial em um momento de intimidade.

Mulher maquilhando-se. Georges Seurat. 1890

O Circo – Para saber mais sobre sua última pintura, clique aqui  

O Circo. Georges Seurat. 1890-91
“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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