A Casa Batlló, de Antoni Gaudí – Um edifício transformado em obra de arte

A Casa Batlló é uma das obras mais fascinantes do arquiteto catalão Antoni Gaudí, localizada em Barcelona, Espanha. Construída entre 1904 e 1906, a Casa Batlló é um exemplo extraordinário do estilo arquitetônico único de Gaudí, que combina formas orgânicas, cores vivas e uma atenção meticulosa aos detalhes. A fachada da Casa Batlló é marcada por curvas sinuosas, janelas coloridas e uma estrutura que se assemelha a um conto de fadas. No interior, Gaudí criou espaços fluidos e inovadores, com elementos decorativos inspirados na natureza e na cultura catalã. A Casa Batlló é uma obra-prima do modernismo catalão e um dos pontos turísticos mais populares de Barcelona, atraindo visitantes de todo o mundo para admirar sua beleza e originalidade.

Casa Batlló

A Casa Batlló é considerada uma das obras mais originais do arquiteto Antoni Gaudí, uma das principais referências do Modernismo Catalão. Está localizada no Passeig de Grácia, número 43,  em uma avenida mais importante de Barcelona, na chamada Ilha da Discordia. Desde 2005, a Casa Batlló faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

A Casa Batlló já foi comparada ao oceano Mediterrâneo ou a montanha de Montserrat. Outros chegaram a dizer que é uma metáfora do tempo do carnaval. Depois, há aqueles que apenas se referem a ela como “a casa dos ossos”, para os buracos e colunas semelhantes a ossos na tribuna. No entanto, sem dúvida, uma das interpretações mais próximas é a que compara a fachada com as pinturas de nenúfares de Claude Monet.

A História da Casa Batlló e sua construção

O edifício foi construído entre 1904 e 1906, coincidindo com o período de arquitetura madura de Gaudí, e deve o seu nome ao  empresário têxtil Josep Batlló.

No início do século XX, o Passeig de Gràcia, projetado pelo urbanista Ildefons Cerdà como um dos principais eixos de Barcelona, ​​tornou-se a rua preferida da burguesia. Alguns empresários estavam ansiosos para mostrar seu status, comissionando arquitetos da moda do modernismo catalão com a construção de grandes casas na avenida emblemática.

Em 1903, um desses industriais, Josep Batlló, adquiriu uma propriedade construída em 1877 por Emili Salas Cortès, que foi um dos antigos professores de Antoni Gaudí. O embotamento da obra, no entanto, contrastava grandemente com a natureza espetacular de sua vizinha Casa Amatller, projetada por Puig i Cadafalch. Em 1904, Batlló decidiu recorrer aos serviços de Gaudí, que aos 52 anos estava em sua casa mais popular.

A princípio, Batlló sugeriu demolir o antigo prédio e construir um novo plano, mas o arquiteto o convenceu a manter sua estrutura e realizar uma reforma total, acrescentando mais dois níveis (um andar a mais e um sótão) e refazer completamente a fachada, o pátio central, o térreo e o andar principal, onde ficava o apartamento da família Batlló. Estas foram as origens da Casa Batlló, hoje um ícone do Modernismo em Barcelona.

Antoni Gaudí empregou todo o seu talento criativo e técnico ao renovar a Casa Batlló, mas especialmente na fachada principal, pois queria manter a estrutura original e, ao mesmo tempo, inventar algo totalmente único. Assim, ele criou modelos de gesso que ele mesmo esculpiu até atingir o efeito desejado e, em seguida, supervisionou pessoalmente a colocação no lugar das placas de cerâmica  e de todos os detalhes da moderna construção.

Casa Batlló

Uma vez dentro da Casa Batlló, a caminhada é feita de forma suave onde encontramos tons azulados, direcionando o fluxo de tráfego para as diferentes residências do prédio por meio de diferentes escadarias.

Este espaço em forma de caverna, com planta retangular e tetos curvos inclui o alojamento do zelador, alguns depósitos e leva diretamente até o hall privativo do apartamento no andar principal. A escada dos vizinhos ou da comunidade era usada por inquilinos e pelos empregados da família Batlló.

No último andar, encontramos o sótão como peça de coroação do edifício, tanto no expressivo sentido artístico quanto no sentido funcional, de tal maneira que este andar é dotado de seu próprio sistema arquitetônico e formas originais, tanto no interior como no exterior. É uma construção independente em relação aos andares inferiores; a estrutura dos apartamentos é totalmente diferente da do sótão e isso se deve, em geral, ao fato de serem espaços projetados para usos completamente diferentes. Do ponto de vista funcional, Gaudí planeja o sótão como uma câmara de proteção para o edifício e também é usado como quarto de serviço. Ele o constrói usando uma série de arcos catenários, construídos exclusivamente com alvenaria, que são rebocados e sustentam as abóbadas do teto sobre as quais o terraço se apoia.

No terraço, Gaudí solta a sua imaginação e usa toda a sua criatividade para transformar este espaço, que no início do século XX dificilmente era levado em consideração no planejamento de um edifício, em um universo de formas, silhuetas originais e de texturas, que transcendem a arquitetura para se tornar peças escultóricas de grande mérito artístico.

Além do valor poético do terraço, o arquiteto define o aspecto funcional desta área da casa, organizando o piso e seus elementos de forma lógica, oferecendo soluções racionais para os diferentes requisitos do espaço. Assim, ele coloca duas escadarias, quatro grupos de chaminés e poços de ventilação e um pequeno sótão abaixo do terraço, todos estes últimos são cobertos por trabalhos de trencadís (técnica de mosaico criada por Gaudí onde são utilizados   delicadamente peças de cerâmicas quebradas coloridas)

Casa Batlló
Sótão da Casa Batlló

 

 

Com total liberdade estética, essas obras escultóricas recebem formas curvas, dúcteis e orgânicas, inspiradas nas leis da natureza, que o atrativo e surpreendente universo de Antoni Gaudí gira em torno de sua obra.

O resultado é um estilo arquitetônico que combina de maneira inteligente formas surpreendentes e cores intensas que exalam uma agradável sensação de movimento em todo o edifício. Como Gaudí era um observador atento da natureza, ele combinava materiais como pedra, vidro, cerâmica e ferro, de tal maneira que, quando o sol batesse na fachada, um jogo poético e quente de luz e sombra seria evocado, tal como acontece com outras obras do arquiteto.

Terraço – Cobertura da Casa Batlló
Casa Batlló
“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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