Biografia de Caspar David Friedrich

O artista alemão Caspar David Friedrich é considerado um dos principais pintores do romantismo . Friedrich pegou o gênero da pintura de paisagem tradicionalmente considerado sem importância e influenciou com profundo significado religioso e espiritual, buscando capturar uma experiência do infinito.

BIOGRAFIA

Autorretrato. 1800

Caspar David Friedrich nasceu no dia 05 de setembro de 1774 em Greifswald, na Alemanha. Foi o sexto de dez filhos de uma família luterana. Ele se familiarizou com a tragédia desde sua infância, perdendo sua mãe quando tinha apenas sete anos e duas irmãs por doenças infantis. Talvez a perda mais impactante tenha sido a morte de seu irmão, Johann, que se afogou ao tentar resgatar o então artista de treze anos quando ele caiu no gelo.

Em 1790, começou a ter aulas de desenho com o professor universitário Johann Gottfried Quistorp. Aos vinte anos, matriculou-se na Academia de Copenhague. Além de estudar antigos mestres que admirava, ele desenvolveu seu interesse ao longo da vida pela natureza e paisagem. É importante ressaltar que ele também mergulhou na poesia espiritual e mística que serviria para influenciar seu trabalho posterior e fornecer a base para seu papel como um dos líderes do romantismo alemão.

Monge a beira-mar. Caspar David Friedrich. 1808

Em 1798, o artista terminou seus estudos e mudou-se para Dresden, onde encontrou um público que admirou seu trabalho. A partir dessas primeiras pinturas, Friedrich adotou ideais românticos, incluindo o potencial espiritual da arte e a expressão de sentimentos religiosos através do poder da natureza. Escreveu: “o objetivo absoluto do homem não é o homem, mas o divino, o infinito. É pela arte, não pelo artista, que ele deve se esforçar! A arte é infinita, finita todo conhecimento e habilidade dos artistas”. 

Durante o período do Império Napoleônico, o investimento de Friedrich na paisagem também teve significado político, pois retratou locais tipicamente alemães com um sentimento de orgulho e poder além dos limites mundanos. Até a queda de Napoleão em 1815, muitos de seus contemporâneos interpretaram suas pinturas através dessa lente de autodeterminação política e herança cultural, acreditando que continham a promessa de futura independência do domínio estrangeiro.

Retrato de Friedrich, por Gerhard von Kügelgen – c. 1808

Em 1816, Friedrich já ganhara reconhecimento como um dos líderes do movimento do Romantismo na Alemanha, sendo eleito para a Academia de Arte de Dresden, garantindo com isso sua estabilidade financeira.

Em 1818, o artista casou-se com Caroline Bommer, com quem teve três filhos. O casamento teve um impacto imediato em sua carreira, demonstrou isso pois nesse período ele começou a retratar sua esposa em algumas de suas pinturas, transformando os temas até então utilizados de uma figura solitária imersa na paisagem para ocasionalmente apresentar um casal.

O reconhecimento que recebeu com a obras  O Monge à beira-mar e Abadia em uma Floresta de Carvalhos, Friedrich ganhou a atenção e o patrocínio de importantes figuras internacionais. As pinturas foram exibidas na Academia de Berlim sendo adquiridas pelo príncipe Friedrich Wilhelm Ludwig da Prússia, que comprou as duas pinturas.

Em seu Monge à beira-mar, a maior parte da tela mostra apenas o céu vazio. No entanto,  a luz suave sugere que o sol brilha através das nuvens; os carvalhos são estéreis, mas não mortos. Há uma promessa de renascimento e ressurreição.

As Fases da Vida. Caspar David Friedrich. 1835 – Óleo sobre tela (72,5 x 94 cm) – Localização: Museu de Belas Artes, Leipzig (Alemanha)

A família governante continuou apoiando o artista até que suas opiniões políticas liberais o fizessem cair em desgraça. Sua arte também foi bem recebida na Rússia, pois o Czar Nicolau I comprou algumas pinturas para sua corte.

Em 1820, seu amigo e colega artista Gerhard von Kügelgen foi assassinado, isso provocou uma grave depressão no artista, durante a qual ele se voltou para o ensino como meio de consolo e conforto. Durante esta década, sua carreira sofreu com um crescente interesse pelo Realismo e Naturalismo na arte alemã, suas paisagens românticas já não eram tão apreciadas.  Pouco depois ele adoeceu, sem forças produzir até 1826.

Em 1830, a figura já solitária havia se desvinculado ainda mais da vida pública. Ele ficou cada vez mais melancólico e desconfiado de amigos e de sua esposa, a quem ele erroneamente acreditava que ela era infiel no casamento. Escolhendo ficar na privacidade de seu estúdio e entreter apenas seus amigos e familiares mais próximos, alguns estudiosos interpretaram seus trabalhos posteriores como meditações sombrias sobre a morte e a passagem do tempo. Ainda assim, esses últimos anos de sua vida foram produtivos, vendo a criação de obras importantes como a bela pintura As Fases da Vida.

Em 26 de junho de 1835 Friedrich sofreu um derrame que o deixou parcialmente paralisado,  limitando sua produção artística ao desenho. Após sofrer um segundo derrame, faleceu no dia 07 de maio de 1840, na cidade de Dresden, na Alemanha.

LEGADO

Sua dedicação à pintura de paisagem como alternativa à pintura tradicional religiosa ou histórica, incentivou seus contemporâneos a reconsiderar o gênero. Essa elevação do formato da paisagem teria impacto nacional e internacional.

Seguindo seu exemplo, muitos artistas americanos estudaram em Dresden, na Alemanha, durante o século XIX.  Em particular, os artistas da Hudson River School criaram paisagens inspiradoras em sua obra com significado espiritual e político.

Friedrich forneceu um exemplo de forte herança germânica, ao mesmo tempo em que mostra evocações silenciosas de ausência e perda, temas importantes na pintura europeia do pós-guerra.

ARTE COMENTADA

Abadia em uma Floresta de Carvalhos – Esta pintura retrata os restos de uma abadia gótica em meio a um campo de árvores estéreis e sem folhas. Os contornos de cruzes e lápides estão espalhados ao redor da parede restante da entrada da abadia com sua janela alta e fina. O perfil desnudo de alguns monges pode ser visto prestes a passar pelo que resta da entrada da igreja, talvez fazendo uma peregrinação para lamentar os mortos.

Abadia em uma Floresta de Carvalhos. Caspar David Friedrich. 1808 – Óleo sobre tela (110 x 171 cm)

Cruz na Floresta – Embora Friedrich retratasse cuidadosamente as sensações do mundo natural, suas pinturas foram criadas em estúdio, com base em esboços simples feitos na natureza. São composições imaginadas, nas quais Friedrich manipulou elementos para ênfase dramática ou simbólica. Para ele, a paisagem tornou-se o principal veículo de manifestação visual do sublime, como pode ser visto nesta pintura

Cruz na Floresta. Caspar David Friedrich . 1812 – óleo sobre tela (42 x 32cm) – Localização: Estugarda, Alemanha

No Barco à Vela – Esta pintura foi feita um ano após o seu casamento, ele mostra sua transição de figuras solitárias para a representação ocasional de um par. Partindo de sua fórmula paisagística usual, com sua narrativa implícita e uso mais tradicional do simbolismo, este trabalho cria uma conexão entre o espectador da pintura e a cena. Somos passageiros do navio, testemunhas do intrépido casal em sua jornada.

No Barco à Vela. Caspar David Friedrich. 1819

Manhã – Esta pintura deveria ser parte de um ciclo das horas do dia. É uma cena de quietude silenciosa que evoca o início da manhã. A névoa está baixa, envolvendo os pinheiros, porém observamos o sol que nasce acima das montanhas distantes. Em primeiro plano, uma figura solitária rema um barco, talvez partindo da pequena casa cujo telhado é apenas visível sobre o nevoeiro. O céu está inundado pelas cores lançadas pelo sol nascente: amarelo, laranja, violeta e rosa suave.

Manhã. Caspar David Friedrich. 1821 – Coleção do Museu Estadual da Baixa Saxônia, Hanôver (Alemanha)

GALERIA

Vista de um Porto. Caspar David Friedrich. 1814
O Andarilho sob o nevoeiro. Caspar David Friedrich. 1818 – Óleo sobre tela (94,8 x 74,8cm) – Localização: Galeria de Arte de Hamburgo (Alemanha) – Clique AQUI e saiba mais
Nascer da Lua no Mar. Caspar David Friedrich. 1822 
A Árvore dos Corvos. Caspar David Friedrich. 1822 – Óleo sobre tela (73 x 59 cm) – Localização: Museu do Louvre
Dois Homens Contemplando a Lua. Caspar David Friedrich. c1825 – Óleo sobre tela ( 34,9 x 43,8 cm) – Localização: Galeria Neue Meister, Dresden (Alemanha)
Pôr-do-sol e os irmãos. Caspar David Friedrich. 1830-35
“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”

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