A Criação de Adão – Michelangelo Buonarroti

A Criação de Adão é um detalhe que está localizado no teto da Capela Sistina que compõe as cenas das pinturas da criação, foram realizadas por Michelangelo Buonarotti no século XVI. A pintura mostra o exato momento em que Adão recebe a energia da vida como dádiva de Deus.

A composição representa uma das cenas integrantes das nove que foram retratadas do Livro de Gênesis  por Michelangelo no teto da Capela Sistina. Os dedos de ambos, o de Adão e o de Deus é expressado de forma suave e forte, para dar sentido do poder  da criação. Observamos na cena, que a centelha da vida está para acontecer, a magia do toque entre pai e filho.

As imagens dos anjos, ao redor de Deus em sua tarefa, ficam em segundo plano, mais escuras. Muitas delas se misturam na cena, sem que os detalhes individuais das formas se percam.  Bem definido, Adão é retratado em seu contorno, com traços fortes, isso determina a força no momento da criação, seu olhar ao de Deus se cruzam aos dos anjos focando a cena nas mãos unidas dos protagonistas dessa icônica pintura.  O corpo lânguido de Adão se reclina, quase incapaz de erguer a mão em direção à poderosa figura de Deus, que se aproxima para lhe transmitir a centelha da vida.

Michelangelo demonstra nessa pintura, sua fé e o quanto foi amante da religião. Sua relação com a fé é exatamente oposta à de Leonardo da Vinci, seu grande e eterno rival, e a quem só interessava o racional. Escreveu o biógrafo Giorgio Vasari:

“Sua última confissão antes de morrer foi digna da condição de maior artista do Cristianismo. ” Eu sinto”, disse ao Cardeal Salviati, “não ter feito o suficiente para a salvação da minha alma e morrer justamente quando estava começando a aprender o alfabeto da minha profissão”

Este detalhe da Criação de Adão tem sido usado por vezes sem conta e para todos os tipos de propósitos, tais como anúncios, filmes, televisão e ilustrações gráficas. Isso demonstra a celebridade desse ícone que, já com mais de 500 anos de existência, venceu os limites do tempo.

DADOS DA OBRA

Título : A Criação de Adão

Autor: Michelangelo Buonarroti

Técnica: Afresco

Ano: 1508-1512

Dimensão: 280 x 570 cm

Localização: Capela Sistina, Vaticano

 UMA PINTURA MUITO RECRIADA…

Incrível como essa pintura ganhou releituras ao longo dos anos, assim como a Mona Lisa, sendo as duas pertencentes ao Renascimento, gerando assim muito divertimento e também conhecimento da importância dessas obras na história da arte universal. Segue algumas…

Bom dia…
Obra da artista americana Harmonia Rosales
A Criação do Cebolinha, por Maurício de Souza

CARO LEITOR:  Aproveite o espaço abaixo e nos conte o que achou desse post, o seu comentário é muito importante para nós. Agradecemos sua visita.

“Acredito que a Arte está em tudo no que nos rodeia, basta um olhar sensível para apreciar e usufruir das diferentes manifestações artísticas. A Arte é a grande e bela ilustração da vida.”