Expressionismo
O expressionismo foi um importante movimento, que surgiu simultaneamente em várias cidades da Alemanha, em resposta a uma ansiedade generalizada sobre a relação cada vez mais discordante da humanidade com o mundo e os sentimentos perdidos de autenticidade e espiritualidade. Foi em parte uma reação contra o impressionismo, sendo inspirado mais fortemente pelas correntes artísticas do final do século XIX, como o simbolismo e o pós-impressionismo. Os artistas, Vincent van Gogh e Edvard Munch, provaram ser particularmente influentes para os expressionistas, encorajando a distorção da forma e o uso de cores fortes para transmitir uma variedade de ansiedades e anseios.
A fase clássica do movimento expressionista durou aproximadamente de 1905 a 1920 e se espalhou pela Europa. Com a virada do século, as mudanças nos estilos artísticos e na visão eclodiram em resposta às grandes mudanças na atmosfera da sociedade. Novas tecnologias e esforços massivos de urbanização alteraram a visão de mundo do indivíduo, e refletiu nos artistas o impacto psicológico desses desenvolvimentos, se afastando de uma representação realista do que viam em direção a uma representação emocional e psicológica de como o mundo os afetava.
A partir de 1905, com o crescimento da indústria na Europa, os expressionistas migraram para as cidades. Lá, eles formaram grupos como Die Brücke (A Ponte) e Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), compartilharam estúdios, expuseram juntos e publicaram seus trabalhos e escritos. Este movimento expressionista teve um impacto profundo na maneira como a arte era produzida e percebida.
Tudo aconteceu primeiramente, quando um grupo de quatro estudantes de arquitetura alemães que desejavam se tornar pintores – Ernst Ludwig Kirchner, Fritz Bleyl, Karl Schmidt-Rottluff e Erich Heckel – formou o grupo Die Brücke na cidade de Dresden. Esses artistas, admiradores da obra de Edvard Munch, tinham como objetivo estabelecer uma “ponte” entre a pintura alemã neorromântica e a moderna pintura. Os quatro membros fundadores usaram muito a técnica de impressão ao ser um meio barato e rápido de produzir arte ao alcance de todos. Outros artistas aderiram ao grupo, e Emil Nolde foi um deles. O expressionismo, nesse contexto, ganhou força e visibilidade.
Em 1911, um grupo de jovens artistas com a mesma mentalidade formou Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) na cidade de Munique, após a rejeição da pintura Anjo do Juízo Final de Wassily Kandinsky de uma exposição local. Além de Kandinsky, o grupo incluía Paul Klee, Franz Marc, August Macke, entre outros. Este grupo do movimento expressionista também buscava uma maior liberdade artística e expressiva.
O movimento expressionista, com suas diversas vertentes e grupos, revolucionou a arte da época ao priorizar a expressão emocional e subjetiva em detrimento do realismo.
Muitos membros desses grupos, estavam em conflito com a vida urbana. Não apreciavam o estilo de vida materialista da classe média nas grandes cidades da Alemanha, mas gostavam da agitação e da atividade diária nas cidades. As primeiras cenas de rua representadas na pintura, encontramos composições repletas de boates e ricos frequentadores de teatro, bem como cenas de solidão e isolamento.
Com a eclosão da I Guerra Mundial, em 1914, as cores ousadas e os ângulos irregulares do expressionismo, encontraram um novo propósito. Muitos artistas inicialmente eram a favor da guerra, acreditando que ela levaria à derrubada da sociedade de classe média e seu materialismo difundido e restrições culturais. A partir do momento que os artistas se alistavam ou eram convocados, sua experiência inicial na guerra, destruia esse otimismo e levava muitos a colapsos mentais. Esses artistas soldados, começaram a criar obras que refletiam seus corpos e mentes maltratados e mostraram ao público, uma visão do mundo de pesadelo vividas nas linhas de frente.
Após a I Guerra Mundial, os artistas começaram a ver a cidade como uma extensão do campo de batalha, enquanto lutavam com os efeitos devastadores em sua psique coletiva e na economia do país.
O artista do movimento expressionismo, procurava retratar o mundo como ele se sentia, em vez de como parecia e, ao fazê-lo, revigorava na arte sua autenticidade e força expressiva. Os artistas em geral, rejeitaram as convenções estilísticas dominantes e o tema da cultura visual alemã na virada do século XX, em vez de olharem para as pinturas introspectivas e coloridas dos pós-impressionistas e para as obras de artistas alemães e austríacos, que exploraram o lado mais sombrio da vida e a imaginação artística em seu trabalho. Muitos expressionistas também encontraram inspiração inicial nos padrões planos e nas formas ousadas do movimento.
Ao fazer retratos e autorretratos, os artistas expressionistas procuravam comunicar significado ou experiência emocional mais do que criar uma imagem fiel de si mesmos ou de seus modelos. Trabalhando principalmente na Alemanha e na Áustria durante as décadas de 1910 e 1920, e ainda se recuperando da carnificina da I Guerra Mundial, eles estavam interessados em capturar os estados psicológicos de seus súditos. Os artistas usaram métodos formais, para distorcer as cores e configurações incomuns, para conseguirem transpor a expressão do sentimento humano.
Para os artistas expressionistas, a natureza representou uma fuga curativa das multidões e da ansiedade da cidade. Cores dissonantes e ângulos agressivos levam os bastidores aos azuis, verdes e tons terrosos. Na natureza, os artistas e seus temas podiam livrar-se de suas inibições e celebrar a liberdade de mente e corpo.
O termo Expressionismo
Acredita-se que o nome para esse movimento “expressionismo”, tenha sido cunhado em 1910 pelo historiador de arte tcheco Antonin Matejcek, que pretendia denotar o oposto do Impressionismo. Enquanto os impressionistas buscavam expressar a majestade da natureza e da forma humana, de uma forma objetiva, os expressionistas, buscavam apenas expressar a vida interior, muitas vezes por meio da pintura de temas rudes e realistas, era subjetiva. Deve-se notar no entanto, que nem os artistas envolvidos com o Die Brücke, nem submovimentos semelhantes, jamais se referiram a si próprios como Expressionistas e, nos primeiros anos do século, o termo foi amplamente usado para se aplicar a uma variedade de estilos, como o simbolismo e o pós-impressionismo.
Arte Degenerada
Durante a década de 1930, o partido nazista subiu ao poder na Alemanha. Muitos artistas e intelectuais foram afetados pela supressão dos direitos políticos, individuais e artísticos. Os nazistas declararam que o trabalho de muitos artistas modernos, estavam sendo pervertidos, ou seja, degenerados, isso incluía os artistas expressionistas. Seu trabalho foi confiscado de museus alemães e posteriormente exibido na Exposição de Arte Degenerada que aconteceu em Munique em 1937. Esta exposição apresentou uma exibição caótica de mais de 650 pinturas e esculturas que foram confiscadas, publicações e trabalhos em papel, todos ridicularizados em uma série de textos irrisórios. Muitas obras foram posteriormente vendidas em leilões para coleções particulares ou museus; outras foram queimadas por oficiais nazistas. Com o tempo, o Ministro da Propaganda do Reich, Josef Goebbels, ordenou uma investigação mais completa das coleções de arte públicas e privadas na Alemanha. Cerca de 16.000 obras de arte foram confiscadas dessa maneira, infelizmente algumas nunca foram recuperadas.
PRINCIPAIS ARTISTAS RELACIONADOS DIRETAMENTE AO EXPRESSIONISMO
- Ernst Ludwig Kirchner, Wassily Kandinsky, Franz Marc, Fritz Bleyl, Karl Schmidt-Rottluff, Erich Heckel, August Macke, Max Beckmann, Oskar Kokoschka, Otto Dix, George Grosz, Käthe Kollwitz, Max Pechstein e Paul Klee
ARTISTAS INFLUENCIADOS
- Egon Schiele; Lasar Segall; Anita Malfatti; Alberto Giacometti; Lyonel Feininger ; František Kupka; Georges Rouault; António Carneiro; Arthur Segal; Max Jacob; Candido Portinari; Gabriele Münter; Max Weber; Amedeo Modigliani; Arturo Souto; Francis Bacon; Aldo Locatelli; Oswaldo Goeldi; entre outros…
Expressionismo: GALERIA
Novidades pelo email
Assine nossa newsletter e receba todas novidades por email