Juan Gris
Importante artista espanhol, Juan Gris desenvolveu um trabalho fundamental na criação do cubismo, e sua abordagem matemática e racional de composição influenciou gerações posteriores de artistas abstratos. Ele construiu sobre os fundamentos do cubismo inicial e conduziu o movimento em novas direções. Embora às vezes tenha sido eclipsado por figuras como Pablo Picasso e Georges Braque, Gris é considerado um inovador chave na evolução da pintura moderna. As pinturas de Gris são imediatamente distinguíveis das deles, informadas por sua formação como ilustrador, com uma aparência elegante, quase comercial, e elementos de design nítidos por toda parte.
BIOGRAFIA
José Victoriano Carmelo Carlos González-Pérez nasceu em Madri no dia 23 de março de 1887; mais tarde se tornaria Juan Gris, uma das principais figuras da pintura cubista. Ele foi o décimo terceiro de quatorze filhos.
De 1902 a 1904, frequentou a Escola de Artes e Industria de Madri onde estudou matemática, física e desenho mecânico. Embora fosse um aluno forte, a rigidez da vida acadêmica não o atraía, e sua habilidade natural em desenho o encorajou a mudar seu foco para o estudo da arte.
Em 1905, ele estudou pintura sob a tutela de José Moreno Carbonero, um respeitado e bem sucedido artista em Madri que havia lecionado para Salvador Dalí e Pablo Picasso. Enquanto trabalhava com Carbonero, que González-Pérez mudou seu nome para Juan Gris.
Em 1906, ele vendeu todos os seus bens e se mudou para Paris logo após a morte de seu pai, e permaneceria na cidade por grande parte de sua vida. No entanto, como ele havia se esquivado do serviço militar obrigatório da Espanha, ele não tinha passaporte e não podia deixar a França nem retornar à Espanha.
Durante seus primeiros anos em Paris, ele trabalhou como ilustrador e cartunista satírico para uma variedade de revistas e periódicos. Ele se estabeleceu na comuna artística de Montmartre, Bateau Lavoir, onde conheceu Picasso, Braque, Matisse e a escritora americana Gertrude Stein, que se tornaria uma admiradora e colecionadora de sua obra por toda a vida. À medida que ele desenvolveu relacionamentos com outros artistas, ele começou a dedicar mais energia à sua própria pintura. Seguindo os passos de Picasso e Braque, ele inicialmente trabalhou no estilo que mais tarde seria definido como cubismo analítico, conhecido por sua cor monocromática, uso de grades lineares e quebra de um assunto em planos geométricos. Embora ele claramente tivesse enorme respeito por Picasso, o homem mais velho pode ter se sentido ameaçado pelos talentos do mais jovem, ou simplesmente incomodado por sua bajulação, levando Stein a notar que
“Juan Gris foi a única pessoa que Picasso desejou que fosse embora”.
Em 1912, apesar da natureza desequilibrada de seu relacionamento, seu retrato de seu mentor atraiu a aclamação de colegas artistas e críticos quando foi exibido no Salão dos Independentes . No mesmo ano, ele assinou um contrato que deu ao negociante de arte alemão Daniel-Henry Kahnweiler , o direito exclusivo de vender seu trabalho. Após vários anos de dificuldades financeiras em Paris, o acordo deu a ele maior estabilidade e permitiu que seu trabalho alcançasse um público mais amplo e influente.
No início da década de 1910, embora muitos reconhecessem seu talento por si só, seu trabalho seguiu o estilo monocromático austero do cubismo analítico e moveu-se na direção do cubismo sintético – uma fase subsequente, distinguida por um uso mais amplo e ousado da cor e uma abordagem de composição semelhante à colagem– de 1914 em diante. Afastando-se um pouco de Picasso e Braque, seu trabalho do último período se distingue por seu afastamento da abstração destruidora e pelo uso de cores brilhantes e harmoniosas em combinações ousadas.
Sobre o cubismo, declarou:
“O cubismo é move-se em torno de um objeto para apreender diversas aparências sucessivas que, fundidas em uma única imagem, o reconstituem no tempo.”
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial , sua vida pessoal e profissional tornou-se turbulenta, assim como foi com outros artistas. A guerra interrompeu seu relacionamento comercial, recorreu a uma ajuda financeira de Gertrude Stein. Ele também passou um tempo com Matisse em seu estúdio em Collioure, no sul da França, perto da fronteira espanhola.
Em 1916, assinou um novo contrato com o negociante de arte francês Leonce Rosenberg, um colecionador muito influente de arte moderna. O trabalho desse período, apresentam objetos com sombras e reintroduz interseções planas complicadas, cores e texturas suntuosas.
Com a aproximação do fim da guerra, ele passou vários meses em Touraine, a região natal de sua esposa francesa Josette. Este período, único em sua arte, foca em representações de figuras camponesas tradicionais, ligando-o a uma mudança mais ampla entre os artistas europeus durante e após a guerra. Cada vez mais, esses artistas se afastaram das rupturas dos movimentos de vanguarda e reinterpretações da forma que marcaram o início da década de 1910 e, em vez disso, abordaram técnicas e assuntos tradicionais com interesse renovado que persistiria pelo restante de sua carreira.
Em Paris em 1919, embora tenha passado por períodos de doença e dificuldades financeiras durante os anos de guerra, sua reputação estava aumentando constantemente. Ele foi premiado com sua primeira grande exposição de Rosenberg. No ano seguinte, ele participou da última grande exposição de pintores cubistas no Salão dos Independentes.
Em 1920, mesmo estando muito doente com pleurisia, uma inflamação pulmonar que era confundida com tuberculose, ele pintava prolificamente durante e depois da guerra,. Em uma tentativa de se recuperar, ele passou o inverno em Bandol, na costa sudeste da França. Enquanto estava lá, passou um tempo com o empresário do balé russo Sergei Diaghilev, os dois discutiram ideias sobre encenação e figurinos para as próximas produções. Suas conversas eventualmente renderam uma colaboração completa, com o pintor desenhando figurinos e cenários para o Balé Russo.
Entre 1922 e 1924, grandes exibições de seu trabalho ocorreram em Paris e Berlim. Foi durante esses anos que ele atingiu o pico de popularidade e renome que conheceria em sua vida. Ele também estava fazendo sua articulação mais contundente de sua teoria de arte e estética. Nela, ele descreve sua crença de que uma pintura não era meramente uma representação de um objeto da realidade, mas algo que o artista recria e reinterpreta por meio de seu ofício.
Infelizmente ele não pôde aproveitar o sucesso alcançado por muito tempo, devido a problemas de saúde contínuos.. Em 1925, ele se mudou do centro de Paris para a área suburbana de Boulogne-sur-Seine, na esperança de que uma atmosfera rural mais tranquila aliviasse sua asma crônica. Do final do mesmo ano em diante, ele lutou contra doenças renais e cardíacas consistentes.
Juan Gris faleceu aos 40 anos de insuficiência renal, em 11 de maio de 1927 em Boulogne-sur-Seine, França, deixando sua esposa e um filho pequeno. Em resposta à morte de Gris, Stein escreveu um memorial intitulado The Life and Death of Juan Gris , no qual ela o descreve como “um pintor perfeito”.
LEGADO
Juan Gris se estabeleceu como uma das figuras mais distintas do cubismo durante sua vida relativamente curta. Suas pinturas combinam diferentes pontos de vista de um assunto em uma imagem, chamando a atenção para as limitações da perspectiva tradicional e se esforçando para uma nova maneira de ver que reflita a complexidade da era moderna. Sua incorporação de logotipos de marcas e tipografia de jornais também antecipa o movimento da Pop arte nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, particularmente nas obras de artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Ao elevar a cultura popular ao reino da alta arte, ele é um importante precursor dos artistas Dada e Pop, entre eles destaca-se Marcel Duchamp.
ARTE COMENTADA
Retrato de Picasso – Esta foi uma homenagem de Gris ao seu mentor, um retrato de seu mentor, o fundador do cubismo. Trabalhando principalmente em tons frios de azul, cinza e marrom, Gris fratura o rosto do modelo em um prisma de planos e formas geométricas que se resolvem em linhas paralelas no fundo. Todas as partes desta imagem parecem estar em movimento. Enquanto ele e seus colegas praticantes produziram muitas imagens mais caóticas, elementos do retrato formal, como a legibilidade das feições do modelo, simetria da pose e jaqueta de gola alta (em oposição ao avental de um pintor), indicam seu respeito pelo tema. Está inteiramente de acordo com a missão cubista, no entanto, em sua divergência da representação tradicional e esforço para capturar o dinamismo da vida moderna.
Natureza morta com toalha de mesa xadrez – A rica composição apresenta uma pequena mesa de bistrô com uma toalha de mesa xadrez que quase transborda com uma variedade de objetos: uma garrafa de vinho tinto, um cacho de uvas, xícaras de café, uma garrafa de cerveja, um forte pote de cerâmica com conservas, porta-copos e um jornal francês. A pintura ilustra sua genialidade em promover o objetivo do cubismo: criar algo novo a partir das conexões entre a vida e a arte.
Mulher com uma cesta – Temos nesta pintura uma mulher segurando uma cesta de vegetais trançada em frente a uma janela oval ou espelho. O estilo de seu cabelo, rosto e roupas lembra representações gregas e romanas de mulheres, ilustrando o interesse renovado no classicismo e na representação tradicional da forma entre os pintores europeus após a Primeira Guerra Mundial. A cesta que ela segura, um elemento de natureza morta, lembra suas pinturas anteriores. A mensagem oculta aqui é menos óbvia, e ainda assim mais convincente: o oval atrás da figura (uma janela ou um espelho) é escuro, sugerindo a aproximação da morte. A peça, uma de suas mais fortes e conhecidas, mostra que ele permaneceu no auge de seu poder até o fim de sua carreira.
GALERIA – O artista e sua obra:
Como o próprio artista disse,
“Prefiro a emoção que corrige a regra”.
Apesar de seu tratamento radical do espaço da imagem, suas composições bem equilibradas, cores saturadas e temas tradicionais popularizaram o movimento de vanguarda.
Como Picasso e Braque, ele incorporou papel de jornal e anúncios em seu trabalho. Enquanto eles tendiam a cortar esses elementos em pedacinhos, no entanto, ele deixa mais das peças originais de anúncios e papel de jornal intactas, como se para preservar a integridade dos originais.
Como o próprio Gris descreveu:
“A única técnica é uma espécie de arquitetura plana e colorida”.
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