Mulher com Sombrinha (O Passeio) – Claude Monet
Mulher com Sombrinha é uma pintura impressionista de Claude Monet, também conhecida como “O Passeio”. Concluída em 1875, esta obra retrata a primeira esposa de Monet, Camille, e seu filho Jean, em um campo de papoulas perto de sua casa em Argenteuil, França. A pintura é um exemplo clássico do estilo impressionista, caracterizado por pinceladas soltas, cores vibrantes e uma representação efêmera da luz e da atmosfera. “Mulher com Sombrinha” captura a sensação de um momento fugaz, com Camille capturada em um instante de movimento enquanto ela e seu filho passeiam pelo campo. A pintura é considerada uma das obras mais emblemáticas do impressionismo e um testemunho do talento de Monet em capturar a beleza da vida cotidiana com delicadeza e sensibilidade.
Mulher com Sombrinha ou ‘O Passeio’. 1875 – Óleo sobre Tela (100 x 81cm) – Localização: National Gallery of Art em Washington, Estados Unidos
Mulher com Sombrinha é uma pintura de Claude Monet, também conhecida como ‘O Passeio’. A pintura pertence ao impressionismo e faz parte dos raros retratos totalmente pintados ao ar livre, o qual retomará este mesmo tema em mais duas telas, em 1886.
Camille, sua esposa, é a mulher que encontra-se no alto, vista de baixo, destacando-se do céu repleto de nuvens enquanto se vira num movimento rápido. A pincelada espontânea, lisa e por vezes apenas esboçada, cria, de forma convincente, o movimento em que a figura humana e a natureza se encontram amalgamadas. Sente-se o vento e o jogo de luz solar de uma maneira extraordinariamente fresca e direta. Todavia, este instante não foi captado sem reflexão. A pose está conscientemente preparada como uma fotografia tirada em contraluz, as figuras da esposa Camille com seu filho Jean, projetam longas sombras sobre o gramado que encontram-se em primeiro plano, aplicadas com cores contrastantes onde prevalece a cor, a luz e o movimento sendo o grande tema dessa pintura.
Claude Monet imaginava, por vezes, ter nascido cego, ter recuperado subitamente a vista e ter-se metido a pintar o que encontrava diante dele sem saber do que se tratava. É este primeiro olhar do pintor sobre o seu tema que lhe parecia o mais honesto, pois era o menos sujeito a misturas de projeções e de ideias preconcebidas. Esta preocupação levá-lo-a a estudar as variações atmosféricas de uma imagem. O tema não é o que parece, mas no que a luz o transforma.
Assim temos em Mulher com Sombrinha, onde o artista repete o tema após ter passado onze anos da imagem inicial. Nestas pinturas, Monet retrata sua enteada Suzanne Hoschedé, que posa em vez de Camille. Estas telas em simetria, não faz parte de uma série, são as duas últimas nas quais o pintor se interessará pela representação da figura humana ao ar livre e em grande plano:
- Estudo ao Ar livre, Mulher Olhando para a Direita, 1886
- Estudo ao Ar Livre, Mulher Olhando para a Esquerda, 1886
Novidades pelo email
Assine nossa newsletter e receba todas novidades por email